Sunday, November 01, 2020

The Witchs

 Desde o momento em que este projeto foi anunciado a expetativa foi elevada não so pela historia conhecida de Ron Dahl mas acima de tudo porque reunia na realização Zemekis, no argumento Del Toro e na produçao Cuaron, ou seja um conjunto de crew que quase garantia que o filme se tornasse significativo por si so. A distribuiçao do filme ficou a cargo da hbomax em crescimento. Rapidamente se perceber que pelo menos do ponto de vista critico o filme ia ficar longe dos pragminhos dos seus obreiros com criticas extremamente medianas. Do ponto de vista comercial, parece que a hbo max ainda nao tem uma total abrangencia mundial e isso pode condicionar aquilo que sejam os resultados dos seus projetos.

SObre este filme temos desde logo que sublinhar que o mesmo peca no imediato pelo conceito estatico fica desde logo a ideia de Zemeckis torna o filme no seu contexto demasiado familiar e pouco artistico do ponto de vista estetico e isso acaba por nos fazer suspirar por exemplo com um estilo mais burtiano ou mesmo que Del toro tao bem ja deu noutros filmes. Certo e que o filme parece sempre colar mais a Stuart Little do que propriamente outro filme qualquer 

Na entrada em cena de bruxas temos demasiados recursos estilisticos mas com excelão do lado da boca pouco ou nada começa por ser assustador, e também do ponto de vista estilistico parece demasiados efeitos para uma personagems o tornando tudo algo confuso e pouco objetivo. O resultado final do filme acaba por nao ser brilhante do ponto de vista estetico e em termos de argumento pouco se poderia fazer a um filme tao iconico.

Fica a ideia que se trata de um filme menor com tanta gente importante. UM filme que ficou demasiado dependente do seu valor estetico e foi ai que tudo funciona menos, ja que em termos de argumento a historia e conhecida e teria de ser por ali que o filme de desenvolvia. A roupagem algo familiar tambem nos parece uma opçao discutivel.

A historia fala de um conjunto de bruxas que se juntam para transformar menores em ratos mas que rapidamente com a uniao desses tres ex menores e a avo de um deles acabam por se unir para virar o feitico contra o feiticeiro.

Em termos de argumento a historia de ROhn Dahl e conhecida e pouco poderia ser mexida. Do ponto de vista de contexto e pouco trabalhada indo diretamente para aquilo que se conhece.

Era na realizaçao que o filme poderia ir para outros voos e Zemekis ja demonstrou diversas vezes essa capacidade em diferentes registos. Aqui acaba por se tornar demasiado tarefeiro, demasiado familiar para um conceito que talvez necessitasse de um lado mais negro que se calhar Zemeckis ja tem dificuldade em demonstrar.

No cast o filme e muito dependente dos efeitos especiais e Hathway acaba por estar associada a isso mesmo. E mais vistoso do que brilhante. Nos restantes Chris Rock funciona sempre razoavelmente com a sua voz e Spencer encaixa bem no estilo antagonico as bruxas que o filme lhe pede.


O melhor - A historia de Dahl e positivista


O pior - Com tanta materia prima o filme sabe a muito pouco


Avaliação - C-



No comments: