Monday, November 30, 2020

Hillbilly Elegy

 Numa altura que marcaria certamente o epicentro de uma corrida a premios talvez so a netflix tenha seguido o seu plano para este ano numa corrida quase a solo. Um desses filmes com esses objetivos e este drama familiar baseado numa historia veridica realizada pelo sempre competente Ron Howard. Contudo apos as primeiras exibiçoes se percebeu que o resultado nao ia ser brilhante em termos criticos mas ninguem esperava criticas tao duras para este filme. COmercialmente parece obviamente num plano secundario das apostas da Netflix e mais pensadas para premios contudo ficara a meio caminho.

Sobre este filme podemos começar por dizer que temos um drama familiar intenso, uma interessante historia de vida mas que depois em termos de novidade nao nos parece aquilo que se esperava muito por culpa de uma abordagem muito simples de Howard que nunca consegue dotar o filme de atributos diferenciadores para alem das suas interpretaçoes.

Em termos emocionais a historia do filho dos problemas e das classes baixas que consegue chegar ao sucesso e sempre uma formula proxima do grande publico, mesmo que em termos de processos o filme seja igual a muitos outros de domingo a tarde o que e curto principalmente tendo em conta os elementos ao seu dispor quer no cast mas tambem nos elementos produtivos.

Fica a ideia de um filme alavancado acima de tudo pelas interpretaçoes mas que em si e muito pouco ambicioso parecendo uma historia na primeira pessoa de vida, sobre um sonho americano igual a tantos outros. A toada positiva do filme ainda funciona mas fica a ideia que com os valores em causa o filme tinha de ser muito mais diferenciador.

A historia segue um jovem estudante de yale oriundo de uma familiar problematica de uma pequena cidade que tenta ao mesmo tempo salvar a sua mãe de um problema de droga como conseguir o seu emprego e concluir o seu curso.

Em termos de argumento o filme e basicamente um relato simplista e emocional das personagens e do seu desenvolvimento do ponto de vista do protagonista. Nao e propriamente original ou diferente nem na caracterizaçao das suas peças nem nos dialogos, sendo alguns momentos soltos os unicos pontos em que sentimos algum toque de criador mas que se dilui posteriormente na mediania.

Howard e um realizador de primeira linha que por vezes consegue ser totalmente vulgar nas suas abordagens e este e um desses filmes. Fica o registo mais simplificado de um realizador com algumas obras de referencia mas que nos ultimos anos tem estado afastado do sucesso.

No cast temos dois papeis pensados para premios para Adams, e Close, que fruto da sua competente conseguem nos seus momentos elevar e muito o nivel do filme. As personagens sao talhadas para brilhar mas o filme e as suas limitaçoes condicionam e muito o resultado efetivo de dois papeis que tinham tudo para dar as suas protagonistas os oscares ambicionados.


O melhor - As interpretaçoes


O pior - A falta de risco de alguem como Howard


Avaliação - C´+



No comments: