Saturday, February 10, 2018

Suburbicorn

Estreado no festival de Veneza com toda a circunstancia este filme que marcava a reunião dos irmãos Cohen como argumentistas e Clooney como realizador tinha tudo para ser uma das figuras principais na temporada dos premios, pelo menos parece ter sido criado com esse objetivo. COntudo logo apos as primeiras visualizações se percebeu que o resultado ia ser bem distinto com uma recepção critica negativa todas as esperanças ruiram de imediato. Comercialmente o filme tornou-se num dos maiores floops do ano que vai certamente fazer Clooney pensar no seu estado atual como realizador.
Sobre o filme é obvia a tentativa do filme ser mais uma comedia negra ao estilo dos maiores sucessos dos irmãos cohen, mas é daqueles filmes em que parece que nada resulta, ou seja tudo e tão estranho que não consegue fazer sublinhar o seu tom ironico e critico da sociedade, e mesmo em termos tecnicos o que parecia um bom inicio acaba rapidamente por ser uma realização banal quase sempre escura e sem grande interesse.
O principal problema do filme e a incapacidade de encontrar o seu estilo, a tentativa de um filme violento e agressivo cai de imediato no tom dos dialogos que mais parece vindos de uma comedia. Por outro lado o filme nunca tem graça natural o que faz que também nunca se aproxime realmente do espetador. No fim temos um filme de choque do disposto a tudo, mas cujo o paralelismo narrativo acaba por nunca ter qualquer sentido.
Assim acaba por ser facilmente um dos filmes que mais talento desaproveita nos ultimos tempos, com apostas fortes no cast, argumento e realizaçao é um filme acboslutamente distante dos seus objetivos e mais que isso é um filme que desde inicio percebemos que nunca vai funcionar.
A historia fala de uma familia, numa comunidade particular mas que de repente se ve envolvida num assalto e na morte do seu elemento feminino, contudo rapidamente se percebe que a questão por tras desta morte é mais completa do que o simples assalto.
Em termos de argumento podemos dizer que o filme é um desastre, a forma como não consegue balançar nunca o paralelismo das historias extremamente forçada. A forma como apenas num momento consegue ter dialogos de qualidade, e mais que isso a falta de tom, faz deste filme talvez o pior argumento dos irmaos Cohen.
Na realizaçao o filme começa bem, e pensamos que Clooney vai nos dar uma america colorida dos anos 50, mas rapidamente se esquece isso dando um filme negro, sem chama e dinamica, num momento menos feliz do realizador.
Por fim no cast, Damon também não teve um ano feliz, dois filmes com ambiçoes que se tornaram floops circunstanciais. Aqui parece nunca encaixar bem no Bad guy. Tambem Moore parece sempre muito artificial e repetitiva nos ultimos tempos.

O melhor - O generico

O pior - A forma como o filme nunca consegue encontrar o seu espaço

Avaliação - D+

No comments: