Wednesday, February 14, 2018

Roman J Israel Esq

Dan Gilroy é sem sombra duvida neste momento um dos argumentistas mais procurados e conceituados do mercado, e o seu filme de estreia na realização (Nightcrawler) tinha sido uma otima surpresa critica, dai que a expetativa para este seu segundo filme fosse elevada. APos as primeiras visualizações percebeu-se que o filme estava longe da uninimidade com avaliações muito dispares que de imediato lhe retirou enquanto filme qualquer hipotese de entrar na corrida pelos premios. Comercialmente numa altura em que os candidatos principais aos premios se perfilavam o nao ter este rotulo acabou por diminuir a capacidade comercial do filme que esteve longe das melhores sensações.
Sobre o filme podemos dizer que é um filme de estilo naquilo como caracteriza uma personagem estranha que dura o filme todo sem percebermos muito bem o que temos em frente. Dai que o filme tenha muitos problemas em funcionar, porque nunca deixa de ser estranho, porque nunca conseguimos perceber o objetivo da personagem e muito menos do filme, que apenas no fim acaba por fazer imperar a sua moratório mas sempre num processo longe de ser totalmente funcional.
E o mais estranho e que o filme tem dificuldade em funcionar no seu guião, por tentar ser demasiado diferente, o que para um argumentista de primeira linha como Gilroy e obviamente estranho ja que usualmente estes sao aqueles que na diferença melhor conseguem fazer funcionar e transmitir as suas ideias, aqui isso nunca acontece. A determinada altura parece mesmo que o filme pouco tem a oferecer do que a irreverencia natural da personagem.
Dai que sobre muito pouca coisa de real valor no filme, a prestação de Washington que lhe valeu pelo segundo ano consecutivo a nomeaçao para o oscar, um ou outro apontamento sonoro e pouco mais num filme que parece sempre estar fora de tom e mais que isso nunca ter uma narrativa assimilada para transmitir.,
A historia fala de um advogado de escritorio que apos a doença do seu patrao acaba por integrar uma grande firma de advogados que o vai fazer sair do escritorios, e lança-lo a um mundo para o qual nunca esteve preparado.
Em termos de argumento o filme e dificil, a historia de base nunca e concretizada, realçando se apenas um ou dois momentos bem trabalhados, numa historia que esta longe de ser funcional. Nao e certamente com este argumento que Gilroy ganhou o espaço que conquistou.
Na realizaçao Girloy neste seu segundo filme tem uma realização particular de personagem e escura algo semelhante ao que tinha feito no seu filme anterior, embora neste caso o argumento nao permita grandes elogios ao filme como um todo.
No cast Washington esta num excelente momento de forma, e neste filme demonstra mais uma vez a sua intensidade em papeis diversos. O filme vale por ele, e mesmo com uma personagem nem sempre concreta o actor consegue levar a interpretaçao para niveis muito elevados,

O melhor Washington

O pior - Um argumento quase sempre a deriva

Avaliação - C

No comments: