Monday, February 05, 2018

Molly's Game

Andy Sorkin é reconhecidamente um dos melhores argumentistas da atualidade, não só no que diz respeito ao cinema mas também em televisão. Dai que foi com expetativa que o mundo do cinema aguardou pela sua estreia na realização que teve base neste filme sobre uma das mais singulares historias dos ultimos anos. Em termos criticos o filme teve uma aceitação razoavel pese embora insuficiente para o lançar como candidato a serio na corrida pelos oscares onde se ficou pela nomeaçao para melhor argumento. Em termos comerciais na sempre competitiva epoca de premios, o não ter sido um frontrunner acabou por danificar as suas prespetivas.
Sobre o filme é obvio que a historia de Molly é interessante, principalmente se o filme fosse mais alem do que aquilo que o livro nos da, ou seja se entrasse mais na historia do que aquilo que é conhecido e que todos percebem que e um pequena parte daquilo que Molly poderia contar. Mas mesmo assim temos um filme detalhado, com muitas personagens com bons dialogos e ritmo elevado, mas que me parece ter dois problemas de base, por um lado a historia envolve demasiadas personagens o que torna tudo relativamente confuso. E por outro lado o filme é demasiado longo porque Sorkin quer ir ao detalhe e nunca partir de pressupostos e isso pode ter tornado o filme demasiado longo.
Mas é obvio que temos aqui um filme interessante, principalmente bem escrito e pior montado, os avanços e recuos do filme em termos de linhagem temporal deveriam ter mais significado e nem sempre e percetivel o proposito do filme, o seu estilo narrativo parece-me o unico que poderia funcionar, e aqui Sorkin acaba por nos dar uma boa versão do seu poder de relato atraves de dialogo.
Provavelmente todos ficamos com a sensação que o filme deveria ir mais longe, que provavelmente deveria ter arriscado mais naquilo que conta do que propriamente nao ir para alem do l.ivro, mas quando lidamos com personagens reais a aparentemente poderosos isso pode sempre não ser possivel.
A historia fala-nos de molly Bloom uma jovem ex atleta de sky que se dedica a organizar um jogo secreto de poker para celebridades mas que se ve envolvida num jogo de mafiosos que a conduz ao contacto com a justiça.
E obvio que o argumento e de referencia, que Sorkin vai ao detalhe com dialogos de primeira linha e principalmente com personagens bem trabalhadas. Perde por ir demasiado ao promenor num filme que poderia e devia ter menos tempo.
Na realização Sorkin não arrisca muito, quase sempre com uma abordagem propria mas simples. Demonstra ainda alguma inexperiencia neste campo na forma como tem dificuldade de lidar com as linhagens temporais. mas provavelmente vamos encontrar filmes mais fortes no futuro.
No cast Chastain é uma escolha certa em diversos patamares, quer na intensidade do seu registo, quer na forma como consegue entregar a sua personagem uma sensualidade pensada. Não e o seu melhor registo mas e o tipico papel que fica bem numa carreira. Melhor Elba que depois de algum tempo sem grandes registos tem aqui um papel significativo e que o pode conduzir novamente a melhores momentos.

O melhor - O detalhe do argumento

O pior - Os saltos temporais excessivos

Avaliação - B

No comments: