Saturday, May 03, 2014

Vampire Academy

Desde o sucesso da saga Twilight que a união entre vampiros e o cinema adolescente se tornou viral, e dai surgiram muitas tentativas de novos franchisings adaptações e afins, este ano uma dessas tentativas tras-nos uma universidade de vampiros diferenciados por especies. Mas como normalmente as tentativas de replicas mesmo com um estilo mais humorista não sao bem recebidas este filme tornou-se facilmente num alvo a abater primeiro criticamente com avaliações extremamente negativas mas por outro lado tambem comercialmente as coisas foram um autentico desastre principalmente numa aposta da distribuidora.
Sobre o filme podemos dizer que esta historia de vampiros e o seu lado humano já deu tudo o que tinha a dar há muitos anos e que estamos na fase de ressaca onde já nada conseguimos ouvir nada sobre vampiros, e se este lado pode explicar toda a negação que o filme sofreu por outro lado parece-nos que ainda se acresce a isto muitos promenores onde o filme falha, desde logo a falta de graça ou valor comico, a falta de carisma das personagens e pior do que tudo um desenvolvimento narrativo tao pobre que pensamos mesmos ser sarcasmo.
Ou seja uma pessima ideia que se traduz num pessimo filme, e que rapidamente o mundo do cinema vai fazer esquecer, mesmo a tentativa de filme teen acaba por não funcionar já que mesmo os conflitos tipicos deste registo e aqui tentados reavivar acabam por ser tentativas soltas sem qualquer tipo de qualidade ou funcionamento.
Sobra os ultimos cinco segundos do filme que nos demonstra que o filme poderia ter um contexto bem diferente mais fisico, menos comico, e logo menos dado as balas, e aqui poderiamos ter um filme não melhor porque provavelmente muitos filmes tambem já esgotaram as narrativas de guerras entre vampiros mas pelo menos um exemplar vulgar deste genero já de si pouco interessante.
A historia fala de uma princesa que apos a morte dos seus pais, tenta fugir para o mundo real junto da sua guardia, quando e captada e colocada de volta na universidade de vampiros percebe estar a ser vitima de uma estrategia montada para o seu trono ficar em risco.
O argumento e fraquinho desde logo porque nunca encontra o balanço certo entre o comico, entre a acção entre o seu lado serio e aquele que pensamos nos poderia ser satirico já que nunca o consegue ser. Mas o problema no guiao fica pior principalmente quando falamos de personagens obtusas sem interesse so podia resultar num argumento tambem ele muito desinteressante.
Watters foi um realizador que começou bem chegou a ter a luz da ribalta num genero dificil como a comedia adolescente quando principalmente colocou nessas mesmas comedias alguns imperativos morais, que outros não fizeram contudo nos ultimos anos a sua carreira claudicou e soma falhanços que condenarão a sua carreira num curto prazo, aqui da uma machadada importante neste sentido.
Em termos de cast a pouca aposta do filme numa figura central que sustentasse o filme, e ele sofre com essa falta de uma figura de proa, algo que trouxesse algo mais, alguma presença mais vincada ao filme, nos secundarios despredicio total de Bryne e Kurilenko em personagens tao desinteressantes e mesmo pouco influentes em todo o filme.

O melhor – Os ultimos cinco segundos dao a mostra que o filme poderia ser ligeiramente diferente

O pior – Se as ideias repetissem penso que nem esse principio alteraria o pouco valor do filme



Avaliação - D

No comments: