Sunday, May 11, 2014

Mr Peabody and Sherman

A animação nos ultimos anos tem perdido alguma força filmes como os melhores da Pixar e mesmo os momentos aureos da Dreamworks parece ter dificuldade em se repetir ou seja lançar uma saga para muitos anos. Mas este ano a Dreamworks teve uma tentativa que pese embora parecesse uma ideia recambulesca acabou por resultar em ambos os aspectos criticamente foi um filme com avaliações essencialmente positivas, já comercialmente o facto de numa epoca baixa como Março ter conseguido mais de cem milhoes so nos EUA deve permitir uma sequela nem que seja porque a permita aberta assim o convida.
Sobre o filme podemos dizer que o filme tem um lado da ideia interessante ou seja o facto de abrir as viagens do tempo ate acontecimentos historicos o que pode dar uma aula de historia interessante aos mais pequenos por outro lado alguns do segmentos e personalidades escolhidas sao ainda distantes dos mais novos publico deste filme, dai que o reconhecimento de alguns pontos e virtudes do filme esteja apenas ao alcance dos maiores. Mas se o filme tem esta direcçao o facto de estarmos perante um cao que adopta um menor parece claramente algo errado, absurdo e com uma moral escondida que nem sempre e facil de assimilar mesmo quando esta e totalmente exposta.
Assim temos um filme dual com bons momentos creativo, com graça natural principalmente nas curiosidades mais do que propriamente uma graça natural do filme, mas por outro lado temos um filme repetitivo ao longo dos diferentes tempos o filme e quase sempre semelhante uma serie rapida de sequencias sem intensidade ou espaço para ser bem montadas que parecem mais querer alimentar alguns aspectos curiosos do que propriamente montar um filme na sua globalidade.
Ou seja perante isto temos de avaliar o filme como medio, com virtudes e defeitos bem assumidos um filme que vale mais parcialmente do que como um todo, mesmo assim realce para a boa produçao e para o facto de estarmos perante um filme de animaçao que arrisca o que nos ultimos anos tem sido pouco visto.
A historia fala de um cao que adopta um menor e com este acaba por fazer viagens no tempo devido a uma maquina por si criada, um conflito vai conduzir a uma viagem descontrolada que pode ter efeitos no presente.
Em termos de argumento podemos dizer que a creatividade foi excessiva o que tornou a materializaçao do filme dificil principalmente no que diz respeito a coesao de um filme cujos elementos nunca lhe permitem ser mesmo em termos comicos o filme funciona sempre muito mais em pequenas curiosidades do que propriamente pelo argumento como tal.
Em termos de produçao temos um filme de medio nivel utiliza alguns dos melhores efeitos produtivos de animaçao de grandes estudios mas por si não e propriamente inovador, deixando o filme em meio termo neste sentido.
No cast de vozes podemos dizer que o filme funciona, sem grandes estrelas o estilo Brtish cai bem na personagem canidea a clareza do lado infantil do menor tambem esta bem presente na sua voz, um dos aspectos mais funcionais do filme.

O melhor – O risco como fonte creativa.

O pior – Tornar-se rapidamente algo exageradamente absurdo


Avaliação - C+

No comments: