Friday, October 12, 2012

Seeking a friend for the end of the World

Muita era a expectativa deste curioso filme que reunia um Carrel mais dramatico, genero onde alias tem obtido alguns dos seus melhores papeis com Knightley, um par improvavel, num filme curioso sobre as hipoteticas reacções ao fim do mundo. Pese embora um bom numero de ingredientes a priori apeteciveis, certo é que o filme apenas conseguiu sucesso ainda que moderado em termos criticos com avaliações favoraveis mas pouco entusiastas. Em termos comerciais as coisas foram um desastre, a custo conseguiu distribuição wide mas os resultados foram mais condizentes com as limitadas tornando este filme quase uma obra sem rasto.
Este filme e curioso principalkmente quando se intruduz, onde o principal ingrediente do mesmo e explorado ou seja a reação social ao anunciado fim do mundo e neste particular o filme tem o seu melhor momento nos primeiros vinte minutos, aqui ficamos com a sensação de um filme ambicioso estudioso original, apostado em definir as reações de uma sociedade evoluida numa hipotese por demais vivida principalmente em filmes de acção. Contudo aós a introdução o filme abranda em demasi tornando-se numa comedia romantica entre personagens desinteressantes que tem como motivo minimo de interesse os contactos pouco definidos que vão tendocom personagens com diferentes noções de como chegao ao fim do mundo.
Pese embora este facto e inegavel o valor romantico do filme muito inflacionado pela intensidade da sua conclusao que o transforma num filme a ver com alguma atenção pois permite perceber a existencia de boas ideias no cinema norte americano mesmo que nem sempre estas sejam ao maximo aproveitadas.
O filme fala de um calmo homem medio que apos ter o conhecimento que o muno ira acabar em tres semanas perde a mulher e vê-se sem nada para atingir nos dias que faltam ate conhecer uma rebelde jovem que o ira conduzir ao curto objectivo de vida
O argumento e de primeira linha nos primeiros vinte minutos e acima de tudo na sua historia de base ou seja e daqueles filmes que respira em si proprio pena e que na sua concretização nao consiga ser tao assertivo e concreto e o filme vai perdendo acima de tudo ritmo com isso.
A realização tem alguns bons momentos mas nunca e a grande aposta do proprio filme que prefere tentar prevalecer pelo seu guião, mesmo assim bons momentos mesmo sendo o aspecto menos relevante do filme.
Por fim o cast Carrel cabe bem em personagens silenciosas talvez mais do k no seu humor menos facil de aceitar, contudo nao funciona com Keira, uma actriz mais suave menos intensa poderia funcionar melhor individualmente mas acima de tudo na quimica do casal

O melhor - a introdução do filme

O pior - A monotonia do seu fim.


Avaliação - B-

No comments: