Wednesday, October 24, 2012

Lawless

Depois do sucesso do primeiro filme escrito por Nick Cave eis que com melhor produçao mas novamente num western chega o seu segundo filme, com um melhor realizador e melhores estrelas este Lawless foi um dos primeiros filmes a figurar como oscar contender, contudo as primeiras criticas demasiado neutras desde logo tirou este registo ao filme, que tambem comercialmente esteve longe do que se poderia pensar num filme tao recheado de estrelas.
O filme tem a nascença um problema o ritmo demasiado silencioso mesmo nos seus dialogos parece sempre um filme mudo com pouco ritmo apenas interrompido pelos tiros que rompem em algumas sequencias. Contudo naquilo que os westerns melhor trabalham na honra inscrita no filme este e um dos registos mais vincados presente do inicio ao fim em quase todas as personagens e principalmente no seu desenlace e é nesta vertente que o filme tem as maiores virtudes ja que o seu lado romantico apenas serve de aperitivo com pouca profundidade para um filme como este
Nao e um poço de creatividade mas e um filme seguro nas suas linhas e bases e objectivo na forma de contar uma historia de homens e de ligaçoes por vezes demasiado puro em alguns pontos que se tornam estranhos num filme que nunca encaixa no esteriotipo da inocencia de alhumas personagens.
mesmo assim estamos perante um filme competente que mesmo nao sendo um prodigo ou um filme que nos marca entra nos westerns ben feitos nao minorizando o genero mas tambem pouco contribuindo para o seu real desenvolvimento.
O filme fala da reação de tres homes a chegada a cidade de um homem sem escrupolos capaz de começar uma guerra sem limites nas armas a utilizar.
O argumento e coeso algo limitiado em termos de dialogos mas forte em personagens nao e creativo mas e maduro no trato narrativo funciona melhor no conflito do que no amor.
A realização tem bons momentos de faces de personagens de confrontos nem sempre com primor estetico mas competente e vincado daqueles filmes de simples funçoes talvez pouco para premios.
Nas interpretaçoes temos alguns dos melhores pontos do filme, desde logo Hardy no seu papel menos vistoso mas mais completo do ano, de um actor em ascenção, e Pearce um vilao forte e intenso que poderia resultar bem com avaliaçoes mais fortes, mesmo Labouef esta bem melhor do que na maior parte dos seus filmes anteriores a espreita de um novo rumo a sua carreira demasiado comercial.

o melhor - A honra e defesa desta

O pior - Sem força suficiente para premios.

Avaliação - C+

No comments: