Monday, September 14, 2009

Shorts


Starring: Jimmy Bennett, Kat Dennings, Devon Gearhart, Rebel Rodriguez, Leo Howard
Directed by: Robert Rodriguez

A visao mais infantil de rodriguez tem tanto de creativo como de peculiar, dai que oscile entre sucessos trementos como as primeiras aventuras de spy kids, com objectos mais denegados. Este Shorts aparece mais uma vez na conjugaçao do imaginario dos mais novos e com a influencia da mente alterada de um criador versatis e acima de tudo creativo. neste terreno tem mais dififucldades de obter sucessos em diferentes vectores, e neste filme ainda foi mais notorio pela inexistencia de grandes estrelas que permitiu que o filme nao ultrapassasse a barreira do mediania nem em termos de aceitaçao critica do filme, mas acima de tudo em termos de resposta comercial.
Shorts e um filme diferente contudo o publico alvo nao e bem definido, se bem que e demasiado patetico e infantil no perceito para os maiores, por outro lado a forma extranha e sem sequencia com que e montado ou mesmo a profundidade quase filosofica de algumas sequencias tornam.no como demasiado estranho para os mais pequenos. Dai que seja notorio que o filme nao funcione em quase nenhuma das suas pontes, perde demasiado tempo a ensaiar a sua propria forma, e perde demasiado tempo com a loucura pouco proveitosa de um realizador mais talhado para filmes adultos e fortes esteticamente.
Neste filme mesmo em termos de humor parece obvio que Rodriguez esta mais virado para um humor mais cru e adulto e perde-se em pequenos apontamentos num filme tb ele pequeno. E certo que tem ritmo mas a sua forma torna-o demasiado confuso para conseguir os seus objectivos.
O filme relata a relaçao e o complexo de uma personagem infantil e a sua ligaçao com uma misteriosa pedra colorida com poderes magicos sob a forma de pequenas historias.
O argumento serve a forma de montagem e de realizaçao que e incongruente com os objectivos do filme, a originalidade esta presente, mas pouco potenciada num argumento pouco trabalhado nas suas componentes mais fundamentais como personagens e acima de tudo historia
A realizaçao e algo histerica e demasiado vulgar para alguem como Rodriguez que nao consegue acentar poeira, num filme perdido e acima de tudo com uma opçao de montagem discutivel, se bem que e a essencia primordial do filme
O cast liderado por gente nova, mas com pouco repara tem pouco a apontar, mesmo os secundarios de luxo nao vao para alem da normalidade anormal em Rodriguez

O melhor - A anormalidade de alguns personagens

O pior - O tentar um registo indie para filmes para jovens

Avaliação - D+

1 comment:

Charlie Big Potato said...

E Tarantino, não?
Estava à espera do teu comentário ao Inglorious Bastards depois de chamares ao district 9 "o evento cinematográfico do ano!"