Monday, September 14, 2009

Fighting


Starring: Channing Tatum, Terrence Howard, Zulay Henao, Michael Rivera, Flaco Navaja (II)
Directed by: Dito Montiel

Channing tatum e desde algum tempo um dos novos icons pops do novo cinema, e e natural quando isto surge uma serie de filmes no sentido de potenciar e trabalhar a imagem deste novo astro, este fighting acaba por ser o produto mais natural deste objectivo, contudo os resultados nao foram tao promissores como os mais postivistas poderias esperas, acabando por sobreviver melhor criticamente com maioria delas positivas, do que comercialmente onde sobreviveu a custo.
Fighting e declaradamente um filme markting para Tatum, mas mesmo assim, consegue ser serio e acima de tudo funcional como objecto de entertenimento, sendo uma obra de facil visualização e daqueles filmes que a maioria gosta.
Nao e complexo nem tao pouco um filme com uma moral assumida, pelo contrario e daqueles filmes de uma toada, centrada em valores como honra e vingança, com um happy endind, que faz com que o espectador de por bem entrege a duraçao do filme.
E verdade que poderia ir mais longe que tinha materia para ser mais denso e menos um filme de acçao mas isso talvez o fizesse perder alguma da simplicidade e do sentimento do filme, que consegue rapidamente cumprir os seus objectivos sem ter que se preocupar em procurar outros.
O filme centra-se num jovem perdido nas ruas de nova iorque que começa a comparecer nos circuitos gore de lutas de rua, onde consegue demonstrar e chegar a vida de sonho, com a ajuda de um peculiar representante.
O argumento e simples nao se perde em tentativas frustradas de convencer, opta pela simplicidade narrativa, e por personagens nao muito complexas que lhe permite adquirir um bom ritmo com boas opçoes em termos de guiao.
Em termos de realizaçao nas estamos perante uma obra de referencia, quase sempre pregado ao mais habitual no terreno, nao temos jogadas de grande risco mas acaba por ficar no qb.
A nivel de interpretaçao Tatum ainda vende mais pela sua imagem de rebelde do que pela sua qualidade interpretativa pouco potenciada neste tipo de papeis, melhor Howard que mesmo num filme pouco exigente em termos de interpretaçao encontra-se a bom nivel

O melhor - A forma simples e eficaz do filme

O pior - tinha mais materia para daer

Avaliação - B-

No comments: