Sunday, September 13, 2009

District 9


Starring: Sharlto Copley, Jason Cope, Nathalie Boltt, Sylvaine Strike, John Sumner
Directed by: Neill Blomkamp

Falar de District 90 é falar no acontecimento cinematografico do ano em diversos pontos, primeiro porque surpreendeu com uma estrategia de markting avassaladora que diferencio espaços restritos a humanos, alias olhando pelos autocarros das grandes cidades portuguesas ja podemos ter o primeiro contacto com o fenomeno. Depois porque criticamente foi o delirio o seu espirito documental entrou desde logo na retina dos criticos de todo o mundo tornando se estantaneamente num fenomeno critico de grande dimensao e por fim na bilheteira onde ser grandes estrelas e passando se na Africa do SUl teve resultados brilhantes ombreando com os mais conceituados blockbusters do ano, ou seja um sucesso em toda a linha.
A chave do sucesso e bem patente na forma como o filme e organizado, nao tenta ser um filme de ficção mas sim uma metafora social de desagregaçao social tao comum em alguns paises, contudo na figura retorica aparece alguns extra terrestres com mais humanismo que a maioria do ser humano. O filme opta por uma especie de documentario que integra muito bem a forma que o filme quer fazer para funcionar as sequencias no espaço chamado Distrito 9 contem grande intensidade, enquanto que do ponto de vista narrativo acaba por ser um filme que sabe que e limitado nao querendo entrar noutro tipo de absorvencia.
Consegue criar um amadorismo estabelecido de forma a tornar um filme mais real, a inclusao dos ETs e quase tao natural como o proprio desenvolvimento do filme, na parte final deixa-se levar demasiado pela conclusao tipica deste filmes, de ficçao cientifica com maior intensidade de acçao, mesmo assim leva-me a pensar que o epico final contorna uns minutos menos satisfatorios.
O filme fala de uma chegada de Ets ao espaço terrestre, de forma a englobar na sociedade e criado uma especie de bairro social, onde estes residem de nome DISTRITO 9, aqui tudo de mau acontece, o que leva o governo a querer muda los para outro espaço, e envia um membro no sentido que este assinem o papel, contudo este rapidamente encontra-se contaminado por algo que o vai trasformar num deles.
O argumento tem uma base extremamente creativa, e do ponto de vista metaforico demasiado rica, por vezes o filme parece simples e algo semelhante a muitos outros, mas na forma como o sentido do filme e criado estamos perante um filme com uma envolvencia claramente de outra dimensao.
A realização e um dos trunfos do filme sob do ponto de vista de documentario e muitas vezes com camara de ombro o filme acaba por traduzir num realismo fortissimo que e um dos trunfos na aproximaçao do filme ao espectador.
O cast sem qualquer nome reconhecido do publico, tem como o unico ponto de relativa importancia o seu protagonista, COpley tem daqueles papeis de uma vida que exige um sufrimento fisico e mental, que consegue imprimir ao filme

O melhor - Toda a envolvencia do filme

O pior - A forma exagerada da batalha final

Avaliação - B

No comments: