Sunday, December 21, 2008

Gran Torino



Starring:
Cory Hardrict, Clint Eastwood, Christopher Carley, Bee Vang, Ahney Her
Directed by:
Clint Eastwood



Ninguem nos ultimos anos assumiu um estatuto tao grande em Hollywood como realizador como um dos actores mais mediaticos de sempre, Eastwood que passou grande parte da sua vida a matar viloes nos seus filmes de acçao termina a sua carreira como realizador e acima de tudo como um realizador que mais facilmente se debruça sobre o tema da morte, e constroi sobre este terreno alguns dos melhores e mais intensos filmes do ultimo tempo, este ano surge em dose dupla, concentrando na sua despedida como actor, este filme pequeno, mas com ambiçoes, e mesmo que as primeiras indicaçoes o afastem de algum modo dos premios que parecia estar destinado a lutar o certo e que Gran Torino tem sido falado, por se tratar da obra que caracteriza um multifacetado Eastwood que e a faceta do que e ser o Sr Cinema, mesmo que como realizador nem sempre seja um realizador de multidoes.


Com a excepçao de Million Dollar Baby podemos diferenciar a carreira de Eastwood em dois segmentos, como realizador onde para alem do trajecto nos westerns nos deus alguns dos titulos mais brilhantes dos ultimos 10 anos, e daqueles que participava, normalmente com menor qualidade e acima de tudo apostado em personagens muito iguais que se encaixavam no perfil que assumiu, neste filme ele consegue nao fugir a estes pontos, se por um lado nos tras um filme intenso, quase filosofico relativamente a morte, um dos temas preferidos do realizador, por outro lado traz-nos de novo o heroi Eastwood sozinho frente a camera sem medo de carregar um filme pesado as costas e aguentar sem vergar.


E certo que nao tem o vigor de outros filmes, que a intensidade se torna quase egocentristas na forma como apenas se demonstram pelas curtas frases do protagonista, mas mesmo assim e um filme bem intensionado de momentos, com muita honra, e um filme adulto que se assume facilmente nas linhas mestras de um guião forte nas suas principais dimensoes, falta talvez a riqueza sentimental de Haggis reuniao que tantos frutos deu a ambos, mas mesmo assim o filme e vivo, e intenso e permite a reflexao importante para Eastwood.


Mas ao mesmo tempo e redutor tudo a volta serve para fazer brilhar a personagem de Eastwood, interessante sem duvida mas sem um valor tao forte que fassa com que tudo tenha de rodar em torno desta perdendo-se alguma qualidade contextual do filme ou mesmo outros focos de interesse que quase nunca sao abordados.


Gran torino tras-nos a historia de um idoso anti social que apos a morte da mulher encontra uma peculiar relaçao com os seus vizinhos de origem chinesa, numa metafora da confissao e redençao com passagens pelos seus temas preferidos como a morte e religiao, Eastwood traz-nos um filme maduro e forte mesmo que nem sempre tao creativo como deveria


O argumento e bem ligado, forte, mas parece-nos que perde alguma da qualidade apostando em demasia na personagem central, parece esse a unica preocupaçao de um argumento que abraça bem os pontos essenciais mas esquece outros caminhos que poderiam dar outra dimensao ao filme


Eastwood tem um problema grave quando actua, e que tenta sempre criar um carisma extremo na sua personagem de um narcisismo inexplicavel o certo e que a realizaçao sente-se disso, com menos apostas em planos longos por diversas vezes permissivo a realizaçao apesar de positiva, ou nao tivesse um dos melhores realizadores da actualidade mas sem o charme de outras


Esta seria a ultima aposta para Eastwood chegasse ao oscar como actor, algo que nunca conseguiu, e apesar de uma campanha de markting neste sentido e de nos parecer que o filme e construido ate certo ponto com esse pressuposto, as primeias notas vão para que provavelmente este objectivo nao seja concretizado, nao que Eastwood nao esteja bem, alias tem aqui um dos melhores papeis da sua carreira, contudo nao nos parece que neste segmento a carreira dele seja tao positiva que exiga um Oscar, num papel competente, nem sempre com a frescura fisica que deveria exigir o certo e que pouco espaço da aos outros personagens mais mais pela presença do argumento do que propriamente pelo brilhantismo de um Eastwood com algumas debilidades que o impediram de ser um actor indiscutivel


O melhor - As discussões sobre a definiçao da morte


O pior - Eastwood e as dificuldades em se realizar a si como actor



Avaliação - B


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