Thursday, December 25, 2008

Ghost Town


Starring: Ricky Gervais, Greg Kinnear, Alan Ruck, Téa Leoni, Jeff Hiller
Directed by: David Koepp


David Koepp é um dos melhores e mais conceituados argumentistas de Hollywood de longa data e responsavel por alguns dos filmes mais mediaticos dos ultimos anos. Contudo a sua tentativa de passar para a realizaçao tem sofrido algumas dificuldades, quer pelo facto de dificuldades de concretizar argumentos mais arrojados e menos eficazes de sua parte, ou talvez pela falta de meios de grandes produçoes que este normalmente escreve. Para mais uma nova tentativa, estamos num campo onde Koepp movimenta-se com mais dificuldade, a comedia, o que poderia ser problematico para um realizador mais ligado a intriga e drama. Contudo as primeiras valorizaçoes apesar de nao muito efusivas foram positivas, e a critica na generalidade ficou agradada com o filme. Quanto ao publico e apesar da fama de Gervais, e obvio que teve dificuldade em se impor num terreno complicado quando nao se esta perante estrelas de Hollywood.
Ghost town é uma das maiores supresas artisticas do ano, , sem sem uma comedia declarada, o certo e que consegue se tornar ao mesmo tempo numa abordagem suave e engraçada, a um conteudo moral de peso, e encontrar uma base mataforica que torna o filme como apetecivel, e acima de tudo creativo. Ghost Town e daqueles pequenos filmes que acerta em quase tudo o que escolhe mas acima de tudo mascara um conteudo ideologico forte e capaz de nos fazer pensar sobre os motivos mais naturais da existencia humana.
Para alem deste aspecto o filme por vezes consegue no paralelismo de mundos ser engraçado, e mesmo a happy ending conlusion, acaba por se integrar bem num filme que consegue ter a sua vertente familiar e mais generalista bem assumida, mas por outro lado não se abstem da funçao social e moralista que é extremamente bem cuidada, este balanço está muito bem trabalhado quer no trabalho de realizaçao mas acima de tudo na construçao das personagens e historias do filme.
O filme trata-se de um enfadonho dentista que um dia entre a vida e morte consegue entrar em contacto com uma serie de mortos com questoes a resolver, e aqui entra a disputa entre o seu estilo de vida, e um espirito solidario, que o faz descobrir a sua verdadeira existencia.
O argumento demonstra toda a qualidade de Koepp a construir e desenvolver historias, numa abordagem dificil, e sob uma forma de comedia, que nem sempre e facil de criar, ele consegue que o filme adquira os tiques tipicos de comedias, contudo apimenta com uma conjugaçao de personagens densas, onde ressalta a personagem central, muito bem composta interessante e com os dialogos a seu favor.
A nivel de realizaçao, Koepp nao e tao brilhante, os jogos que utiliza são algo tradicionais, mas num filme como este nao se exigia grande brilhantismo a este nivel, mesmo assim os jogos de luzes finais, são uma boa opçao
A escolha do cast, coloca o peso todo na personagem de Gervais, que vindo de uma das comedias de maior sucesso com uma personagem algo similar, encaixa bem no perfil desejado, mesmo que o maior problema da personagem esteja resolvida com este facto ja que me parece que o restante e facilmente controlado, existe uma boa quimica com Leoni com uma personagem pouco complicada, e um Keanear com o seu tipo habitual de personagens.

O melhor - COnjugar a comedia com uma moral forte da sociedade

O pior -Em alguns momentos poderia ser menos serio

Avaliação - B

No comments: