Wednesday, April 17, 2024

Kung Fu Panda 4

Quando quase toda a gente ja pensava que a saga do Panda do KUng Fu estava totalmente ultrapassada, principalmente depois do pouco fulgor do filme anterior, eis que a Dreamworks apostou de novo na saga como filme de Pascoa. Com a aquisição de diversas novas vozes o filme passou pela critica com a mediania que os dois filmes anteriores ja tinham exibido. Comercialmente o filme aproveitou uma pouca aposta da animaçao para aquela temporada para recuperar algo que tinha perdido no filme anterior, e voltar a ser um dos filmes mais rentaveis ate ao momento.

Um dos pontos que funciona melhor na saga e a boa escolha de vozes e as aquisições que vai fazendo para personagens cirurgicas, aqui isso funciona bem e termos um filme de ação proximo do que ja vimos nos filmes anteriores, ainda que as personagens mais impactantes dos filmes anteriores tenham desaparecido e o filme seja o seguimento mais natural do ultimo filme. Acaba assim por ser um filme obvio, que segue o percurso sem grande impacto mas acima de tudo tenta rentabilizar ao maximo o produtor comercial.

O filme sabe o que funciona principalmente nos primeiros filmes e tenta potenciar a luta, a honra tipica dos filmes orientais, onde o filme vai buscar a sua maior inspiração. Fica a clara noçao que o filme pode repetir premissas mas não me parece que consiga rejuvenescer mais, independentemente da introduçao de personagens.

O filme é assim a utilização maxima de um dos produtos mais rentaveis em termos de animaçao , mas que segue uma logica demasiado obvia, ficando a sensação que em termos de animação falta ideias que faz com que os projetos se repitam, com um ou outro ponto comercial a crescer mas pouco mais, e um filme para preencher espaço, e em termos comerciais isso aconteceu.

O filme continua a seguir Po, e a forma como este acaba por perder o seu cajado para um camaleão com objetivos muito obscuros, depois de uma ligação com uma sempre traiçoeira raposa, que o vai ter de levar a resolver as coisas, numa combinaçao entre a sua maneira e o que lhe foi ensinado.

No que diz respeito ao argumento estamos a falar de uma historia simples, que pega no que funciona melhor nos filmes anteriores como a honra, o lado dual da personagem, com algumas introduções em pontos muito particulares, mas que nao tras nada de particularmente novo a saga.

Na realizaçao, o projeto foi entregue a uma dupla com curriculo comercial, sempre associado a Dreamworks, eles sabem os meios que tem e utilizaram de forma simples. Nao e o filme mais arrojado na evoluçao tecnologica, mas acaba por trabalhar bem com o conceito que o filme tem.

No cast de vozes, nos ultimos tempos Black tornou-se numa figura de primeira linha nas dobragens principalmente depois do sucesso do ano passado de SUper Mario. A personagem é ela associada ao filme. Repete muitos dos atores ancoras dos filmes iniciais, perdeu alguns nas introduçoes Davis e Akwafina o filme vai a procura do impacto de ambas para personagens proximas das carreiras


O melhor - Ser fiel aos pontos mais classicos da saga

O pior - Nao tras nada de novo


Avaliação - C



No comments: