Thursday, April 04, 2024

Drive-Away Dolls

 Depois de muitas decadas em que os irmãos Cohen preencheram um espaço unico no cinema de Hollywood conciliando irreverencia e autenticos filmes de autor, eis que a separação ocorreu, algo que ja tinha acontecido com Joel em Macbeth e agora e a vez de Ethan com esta comedia irreverente que surgiu com pouco alarido num mês de Fevereiro, que nao entusiasmou a critica, ao contrario do projeto do seu irmão, e comercialmente as coisas ainda correram pior onde o selo dos irmãos Coen não deu ao filme nenhum tipo de resultado.

Sobre o filme eu confesso que o que surge nestes dois filmes a solo da dupla que entusiasmou Hollywood e que Joel era a pessoa que tinha o conceito, e mais que isso, aquele que tinha a vertente artistica. Neste projeto de Ethan temos a irreverencia, uma tentativa de ser rebelde por si so, em sequencias que na maior parte do tempo é só exagerada e que nos faz questionar porque motivo se juntou tantos atores num perfil de filme tão pobre.

O filme tenta ser um statement homossexual feminino, tenta ser um road trip exagerado, mas nunca, ou quase nunca consegue ser engraçado, consegue ser coerente, e é claramente uma publicidade duvidosa a parte dos irmãos Coen. Parece muitas vezes uma comedia de adolescentes de alguém que quer ser polemico e exagerado ja que em termos de mensagem pouco sobra.

Fica a ideia que o cast e o respeito dos atores que se juntaram ao processo deste filme merecia muito mais do que esta obra de irreverencia que se compreende num autor novo mas dificilmente se percebe em alguem consagrado. Fica a ideia que muito do que poderia nao ter logica do filme foi feito para marcar uma posiçao que ninguem percebe bem qual seja.

A historia segue duas mulheres amigas, com vidas sexuais diferentes que percebem que uma mala apetecivel em sua posse com contruçoes falicas e seguida por diversas pessoas que colocara em causa toda a sua segurança.

A irreverencia do filme é de tal forma exagerada, que nao se consegue perceber minimamente onde o filme queria ir, ou quais os objetivos artisticos, humoristicos ou narrativos que o filme se propoem. E no argumento que reside a grande parte dos problemas e normalmente era o apontamento onde Ethan era mais forte.

Na realizaçao muito pouco, algumas sequencias de cor tipo MTV que se percebe num realizador de video clipes nos primeiros filmes mas que nada tem a ver com o lado mais dark comico dos irmãos comico, e um filme que nunca encontra o seu registo, e pede-se rapidamente que os irmãos se juntem de novo porque a solo a coisa nao esta a funcionar.

No cast temos uma Qualey a ganhar impacto em Hollywood num papel arriscado mas que no final pouco tem de objetivo. Temos depois uma serie de cameos e situaçoes simples que apenas se compreende pelo respeito dos atores pela carreira anterior do realizador.


O melhor - A irreverencia por vezes pode ser engraçada.

O pior - Num realizador consagrado, tudo parece uma rebeldia sem sentido


Avaliação - D+



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