Saturday, February 04, 2023

House Party

 Para o inicio de 2023, e apostado numa cultura Rap e Afro Americana atual, produzida e presenciada por LeBron James surgiu esta sequela de uma comedia de razoavel sucesso dos anos 90 Criticamente uma mediania desastrosa que quase lançou o filme para um anonimato fora dos EUA, mas em termos comerciais as coisas não foram melhores onde nem a presença de Lebron James e o conceito afro americano atual que durante muitos anos liderou os meses de Janeiro no  Box office domestico americano salvaram o filme do desastre comercial.

Sobre o filme a tipica comedia de estilo cultural afro americana do primeiro ao ultimo minuto conjugada no filme de escalada de acontecimentos ate ao final. Podemos dizer que o filme tem uma base completamente impossivel de acontecer, mas pior que tudo e que o filme nunca tem graça, limitando-se a algumas expressões e gestos de personagens, sem qualquer orientação num caos, que mesmo neste particular ja vimos ir muito mais longe em filmes semelhantes.

Por tudo isto e sublinhando que se vi o original, não me recordo minimamente o que também poderá dizer que não tenha sido um filme particularmente feliz, mas este é dos filmes dos ultimos meses que mais tentativas tem de ser engraçado e nunca o consegue, chegando mesmo a sentir alguma pena de como tudo se desenvolvia em termos narrativos, ja que desde a narrativa parecer encaminhar-se para um bêco sem grande saida, bem como o humor que teimava em não resultar, para além daqueles momentos culturalmente muito sublinhados.

Por tudo isto parece-nos que House Party e aquelas comedias de consumo muito rapido, dirigidas para um publico alvo muito especifico, mas que acaba por ter muita concorrência sem elementos minimamente felizes que conduzam a que seja a melhor opção. E uma das comedias mais simplistas que me recordo que tenta potenciar um numero muito forte de sequencias comicas as quais raramente despertam a gargalhada no espetador.

O filme fala-nos de um grupo de amigos que acaba por serem despedidos no momento em que limpam a casa de LeBron James, vendo ai a grande oportunidade de se tornarem promotores de festas, levando a uma festa de todos os exageros na casa do basquetebolista sem que o mesmo saiba que tal estivesse a acontecer.

Do ponto de vista de argumento a historia é igual a muitas outras comedias adolescentes que qualidade inferior, desta vez na cultura hip hop norte americana, mas que falha essencialmente no mecanismo de humor que nunca tem.

Na realizção Calmatic e um realizador de videos de Hip hop que faz o filme como se um videoclip grande se tratasse com todos os cliches totalmente futeis da cultura como dinheiro, carro e mulheres despidas. Provavelmente voltara a musica onde parece ter enraisado o seu tipo de filmagem.

NO cast alguns atores afro americanos ainda a procura de maior espaço que acabam por tentar dar ao filme um humor actual, mas que não conseguem desde logo porque não são propriamente ricos em carisma, mas acima de tudo porque o filme também não lhes potencia isso. Não será com este tipo de filmes que crescerão no cinema.


O melhor - A presença sempre iconica de Lebron.

O pior - A forma como o filme não consegue ter graça


Avaliação - D



No comments: