Saturday, February 25, 2023

EO

 Este curioso filme polaco estreado no Festival de Cannes de 2022, que nos dá a road trip de um burro, foi uma das grandes surpresas nas nomeaçoes para os oscares, aproveitando o fulgor critico principalmente criado no Festival Frances. Em termos comerciais e no minimo um filme muito peculiar e com pouca atratividade comercial, mas a nomeaçao a diferença do projeto acabou por conduzir o filme a um sucesso relativo tambem comercial.

EO e talvez o filme mais estranho que vi este ano, um filme muito curto em palavras, com uma narrativa quase inexistente que segue as pisadas de um burro com diversas pessoas e momento que vai cruzando com ele, com o melhor e pior das pessoas, e quase um filme mudo, muitas vezes filmado sob tela vermelha e musica agressiva, e um objeto estranho que particularmente na minha opinião tem como mais valia a interpretaçao animal e pouco mais, ja que aquela hora e meia monontona nao e mais do que trivialidades.

No que diz respeito a diferença, ela existe e ate compreendo em face do testamento politico final que o filme se tenha tornado quase um hino para os defensores dos direitos animais, e isso tenha conduzido ao resultado da nomeaçao. Mas e claramente um filme chato, dificil de ver, que não tem muita coisa para contar para alem da sua base, e num ano em que o cinema internacional teve em destaque parece claramente um filme menor no genero.

EO sera sempre o filme do burro e pouco mais, e isso e redutor, ja que nos parece que a dificuldade de fazer o filme nestes moldes, nao compensa o resultado final, sendo que algumas opçoes esteticas e musicais do filme não tem explicação para alem da irreverencia.

A historia segue um burro ao longo de uma viagem por diversas pessoas, locais e momentos, que nos da o melhor e o pior lado das pessoas, sob o ponto de vista do animal.

O argumento do filme simplesmente não existe do primeiro ao ultimo minuto, as cenas não sao propriamente desenvolvidas, as personagens nao existem e o objetivo final do filme acaba por ser a ideia principal e pouco mais.

Na realizaçao deste projeto Skolimovski é um realizador que tem aqui um trabalho dificil, estetico que e o apontamento mais vistoso do filme, de um realizador experiente que pensa o filme em toda a linha. Fica a ideia que a obra e demasiado dificil para o resultado final.

No cast podemos dizer que o unico personagem que tem alguma envolvencia e o burro, e nao sabemos quandos animais o interpretaram ja que no resto o filme nao existe.


O melhor - O burro

O pior - Demasiado aborrecido e repetitivo ao longo de apenas 1 hora e 25 minutos


Avaliação - C-



No comments: