Saturday, July 11, 2020

Burden

Depois de dois anos em que foi lançado com grande expetativa como um dos filmes a sublinhar no festival de Sundance, o que e certo e que os olhares nesse festival acabaram por recair sobre outros filmes o que de alguma forma afastou alguma visibilidade deste filme, que posteriormente acabou por passar de distribuidora em distribuidora ate finalmente ser lançado no inicio deste ano. Em termos criticos este drama racial não passou da mediania que condicionou em muito a expetativa que tinha em torno dele. Comercialmente dois anos depois e com poucos cinemas a lançarem o filme o resultado foi desastroso.
Sobre o filme numa altura em que a raça e os dramas associados à segregação racial tem uma atençao especial esta historia real de redenção não fosse tao interior ou mais que isso tão simples nos procedimentos colocando claramente o aspeto emocional do filme a frente do racional poderia ter outro impacto, mas normalmente este tipo de abordagens falha em alguns aspetos de produçao e acabam por complicar toda a implicaçao clara que o filme quer ter.
A historia e interessante principalmente porque nos da um pouco da forma de vida de algumas zonas americanas e dos conflitos latentes ainda existentes a poucos anos mas mais que isso dá-nos uma prespetiva diferente das formas de vida de uma america profunda recente e mais que tudo acaba por ser uma lição de vida que nao sendo particularmente uma obra prima e um filme independente com objetivos bem centrados e que os atinge com alguma naturalidade.
Podemos dizer que este tipo de filmes acaba por ser mais do mesmo em quase todas as suas formulações e neste caso isso acontece. Fica a ideia que tambem em termos produtivos o filme podia e deveria ser mais requintado principalmente em algumas interpretaçoes mas nunca podemos dizer que a historia contada ainda para mais real não e imponente e nao vai ao epicentro do ser humano.
A historia fala de um grupo organizado apostado em formar um museu do KKK em plena guerrilha com um sacerdote de cor mas tudo muda quando um dos elementos deste grupo de apaixona por uma mulher com uma prespetiva bem diferente da sua.
O argumento do filme tem uma base historia e narrativa forte, mas por vezes cai em demsiados cliches do genero. Nao e propriamente um poço de originalidade em algumas das suas caracteristicas como personagens e dialogos mas fica a ideia que a imponencia emocional da historia consegue muitas vezes levantar o filme.
Na realizaçao deste projeto Andrew Heckler e um actor de terceira linha que marcou aqui a estreia enquanto realizador. O filme perde por ser algo simplista na sua abordagem, existindo espaço para mais criatividade e maior rebeldia fica a ideia que a forma como o filme e realizado torna-o vulgar e a historia pedia mais.
No cast algumas falhas eu continuo a achar que neste momento Hedlund e demasiado repetitivo em tiques de redneck e que tem muita dificuldade em sair de um registo monocordico num filme que exigia outra imponencia do seu protagonista. Melhor Riseborough uma actriz intensa que ja merecia outro destaque, sendo que WIthaker e Wilkinson dao a experiencia e tem os melhores momentos do filme.

O melhor - A força na historia de base

O pior - Hedlund e repetitivo num filme que exigia outra força na sua intepretaçao

Avaliação - C+

No comments: