Saturday, July 11, 2020

Irresistible

  NUma altura em que os estados unidos ja preparam mais uma intensa eleiçao de presidente dos EUA John Stewart conhecido apresentador de talkshow decidiu aventurar-se numa comedia eleitoral de forma a fazer uma satira sobre a forma como a politica norte americana e conduzida. Estreada numa altura de confinamento e diretamente para VOD criticamente as coisas nao foram brilhantes para esta peculiar comedia ja que nao foi alem de criticas extremamente medianas. Do ponto de vista comercial numa altura em que se torna dificil avaliar os sucessos parece-nos que tambem nao foi propriamente o projeto escolhido em familia nesta altura.
Sobre o filme eu confesso que gostei do conceito do filme de critica as instituições politicas e da forma muito ardilosa com que o filme consegue isso embora seja acima de tudo uma utopia mas que acaba por saber bem no resultado final, mesmo que em termos de comedia o filme seja esforçado mas na realidade nunca consegue ser engraçado, acabando por ser na maior parte do tempo curioso.
Uma das mais valias do filme acaba por ser o espaço escolhido para o filme a comunidade fechada do interior americano, mas o filme consegue ganhar o folego com o seu twist final ai o filme para alem de sublinhar o seu lado moralista que se percebe estar acente sem lados na sua execução acaba tambem por surpreender o espetador que ja estava embalado pelo estilo monocordico do filme.
Ou seja uma surpresa em termos de comedia que nao e propriamente funcional sobre este prisma mas que por outro lado consegue ter uma mensagem significativa que nao sera aperciada pelos religiosos dos dois lados mas nao deixa nunca de ser um sublinhado real.
A historia fala de um conhecido acessos politico que se dirige para uma pequena cidade do interior norte americano de forma a apoiar um individuo que se tornou viral com um discurso a populaçao, tentando demonstrar que determinados valores tambem podem ser suportados pelos democratas.
Em termos de argumento nao e um filme particularmente feliz na sua forma de fazer humor, pese embora existam diversas tentativas de o ser. Acaba por ser na forma ardilosa com que confunde o espetador e a força da mensagem final que acaba por conduzir a que o filme tenha muito mais significado junto da populaçao.
John Stewart e um conhecido apresentador e mesmo um criador de opinioes que ao longo da sua carreira fez algumas incursoes pelo cinema como realizador. Aqui tem um filme com o seu estilo de comunicação que me parece um simples demais para o conceito que o filme poderia ter. A escolha do espaço foi o grande trunfo do filme parecendo existir pelo menos coragem para poder ter bons filmes.
No cast Carrell e uma escolha natural num papel que vai de encontro aquilo que habitualmente nos tras em termos de carreira, numa altura em que me parece que funcionara melhor em conceitos de mais peso. Cooper acaba por ser o mais comptente num papel secundario forte e que acaba por ter em si toda a mensagem do filme.

O melhor - O twist final

O pior - Humoristicamente o filme muitas vezes nao ser tao engraçado como queria ser

Avaliação - B-

No comments: