Sunday, July 12, 2020

Da 5 Bloods

Principalmente depois de Blakkklansman que Spike Lee votou a ter uma notoriedade que parecia afastada do seu percurso nos ultimos anos, e que de alguma forma alimentou e muito a expetativa em torno do seu novo filme que seria distribuido mundialmente pela Netflix. Novamente com o tema racial que foi basicamente o sublinhado de toda uma carreira mas tambem com a guerra do vietnam surgiu este filme que conseguiu alguma valorizaçao critica embora em termos de receçao comercial e do publico em geral nao tenha sido propriamente um sucesso claro.
SObre este filme de Spike Lee temos uma boa ideia sobra a camaradagem de guerra unido a segregaçao racial algo que Lee trabalha como poucos mas mais que isso que consegue sempre tocar nos pontos polemicos e aqui temos isso quer na forma com que foram tratados os veteranos de guerra mas tambem a diferenciaçao racial, neste ponto o filme tem uma abordagem interessante com uma intriga bem trabalhada que nos permite bons momentos principalmente no reencontro com um vietnam totalmente diferente..
ONde o filme falha e claramente nos aspetos onde penso que menos poderia falhar alguem com a experiencia na realizaçao de Lee. Se em termos da diferenciaçao entre passado e presente Lee da-nos um delicioso truque de camara, o facto de escolher os mesmos actores para o passado e presente e um erro de principiante ja que nao recorre a tecnologia de ponta e por outro lado o espaço temporal e tao grande que tornaria a tarefa totalmente impossivel e o filme neste trabalho de abordagem temporal acaba mesmo por ser amador.
Sem o brilhantismo de Blakkklansman apesar de termos um filme interessante esta longe de ser uma obra prima principalmente por falhas circunstanciais que nao poderiam ocorrer numa produçao desta dimensao. O filme acaba por ter os outros ingredientes como intensidade das personagens e violencia, e algumas homenagens que o fazem interessante mas muito longe de ser brilhante.
O filme fala de quatro camaradas de guerra que volvidos muitos anos se unem numa nova jornada apostados em recuperar as ossadas de um compenheiro morto em combate mas tambem umas barras de ouro que conduzira a um fulgor economico, contudo esta jornada vai ser bem mas complicada que a primeira.
No argumento Spike Lee tem um apoio que permite ao mesmo tempo uma historia interessante na sua base narrativa e que funciona na forma como toca nos pontos politicos sempre presentes. Falta quem sabe alguma ironia e humor que noutros filmes ele consegue ter mas isso nao deixa de mostrar qualidade de um argumento arrojado.
Spike Lee na realizaçao tem alguns lapsos graves principalmente no trabalho e caracterizaçao temporal das personagens. Exige a si algo que seria impossivel de ser congruente e o filme reflete isso. Tem promenores de primeira linha mas o seu trabalho esta longe de ser fantastico num realizador que ainda procura a sua obra de referencia.
No cast um conjunto de atores de segunda linha comandam este filme com bons resultados principalmente Lindo que tem uma das interpretaçoes mais intensas e fulgurantes ate ao momento que aproveitando o clima politico e a falta de filmes de primeira linha podera ser um serio candidato a premios. Os secundarios parecem sempre ser colocados em segundo plano pela força na interpretaçao de Lindo.

O melhor - Uma boa historia e bons temas.

O pior - A caraterizaçao das personagens no tempo.

Avaliação - B-

No comments: