Saturday, May 20, 2017

Table 19

Ao longo dos tempos os casamentos e os momentos antes e depois dos mesmos tem sido um campo de trabalho interessante para comedias essencialmente romanticas, mas quase nenhum alguma vez tinha dado importancia a reuniao de pessoas nas sempre complicadas constituidas mesas de casamento. Pois bem este ano num cinema comedia de segunda linha chegou este filme, que criticamente foi quase indiferente com avaliações com ligeira tendencia negativa e que comercialmente acabou por se tornar num filme com resultados consistentes principalmente para um filme que não conseguiu ter grande distribuição.
Sobre o filme eu penso que so a ideia de pegar na questão da mesa e das diferentes personalidades que ali se juntam e de louvar pois e uma materia que pode dar tanto ao cinema de comedia e que ate ao momento ninguem se tinha lembrado de o fazer. Sobre a forma como o filme funciona temos um misto entre uma comedia arrojada, politicamente incorreta dos nossos tempos, com uma comedia romantica mais tradicional. Pese embora não seja de primeira linha em nenhum destes pontos parece sempre ser mais funcional no primeiro lado do que no segundo, sendo que mesmo no primeiro nem sempre e um filme equilibrado.
E acima de tudo não e equilibrado porque não balança, pese embora o tente fazer o interesse das pessoas por cada uma das personagens que se sentam naquela mesa, podemos mesmo dizer que tem historias com componente comica diversificada para tocar varios pontos de comedia, mas tem algumas que simplesmente não funcionam como a diade de casal. Já no que diz respeito ao lado emocional da comedia romantica, acho que aqui o filme nem sempre consegue dar a vertente emocional com intensidade que o faça funcionar na maior parte do tempo, e aqui parece-me obviamente que a culpa acaba por ser da tentativa de dar um final que foge ao esperado mas que por isso não e devidamente preparado.
Mesmo assim num ano em que muitas das comedias não tem naturalmente graça, parece-me que esta tem alguns momentos interessantes, e tem a seu favor o facto de ser um filme com uma curiosidade interessante de ser todo ele ao longo de um curto espaço de tempo e com varios momentos. Nao sendo sequer um bom filme, pensamos que alguns dos objetivos do mesmo sao conseguidos e outros não.
A historia fala de um casamento onde a ultima mesa e constituida com as pessoas que não cabem em lado nenhum, entre os quais a ex namorada do irmao da noiva que espera um bebe do mesmo, e que foi trocada dias antes do casamento.
Em termos de argumento penso que mesmo tendo uma ideia de base interessante e que se lembrou de algo que quase ninguem o tinha feito, na potenciação tem momentos algos e baixos, com o defeito de não ter conseguido equilibrar no que diz respeito as historias paralelas secundarias.
Na realização Jeffrey Blitz tem como as suas obras mais conhecidas a colaboraçao na realização de The Office, aqui tem um processo simples, de realizaçao de comedia de serie B, pouco risco, pouca criatividade num filme que se limita a filmar os interpretes com toda a simplicidade.
No cast, Anna Kendrick e uma habitue no genero, principalmente em encarnar pessoas que não encaixam onde estão, aqui mais do mesmo numa actriz com dificuldade em sair da comedia. Nos secundarios menção honrosa para Squibb e para o facto de Kurdow e Robinson não combinarem como casal.

O melhor – O tema da mesa de casamento como centro da comedia

O pior – O desiquilibrio no peso e na graça das historias secundarias


Avaliação - C

No comments: