Wednesday, May 24, 2017

Buster's Mal Heart

Existem pequenos filmes, percursores muitas vezes de carreiras mais conceituadas dos seus protagonistas, que acabam posteriormente por ganhar alguma dimensao mediatica pela presença destes mesmos actores. Isto pode ser muito bem o que chamou a atençao para este pequeno filme, já estreado em alguns festivais mais pequenos mas que so em 2017 teve a luz do dia em cinemas mais especializados em cinema de autor. Os resultados criticos do filme ate foram interessantes com avaliações essencialmente positivas, mesmo que comercialmente os seus resultados tenham sido residuais.
Os filmes sobre as derivas mentais de uma personagem sao normalmente campos de trabalho para realizadores mais corajosos já que obriga o filme a ir para alem do obvio, e normalmente isso e mais dificil de resultar com eficacio. O que faz com que muitos destes filmes acabem como lixo sem qualquer tipo de significado e alguns como obras primas de referencia para os anos seguintes. Este acaba por nem ser uma coisa nem outra acabando no sempre possivel meio termo,.
O lado positivo do filme e ambiçao da fração entre vertentes da mesma personagem, a separaçao, a distinçao e a forma como cada uma delas e filmada, o que acaba por fragmentar um puzzle que acaba por inqueitar durante a duração do filme o espetador. Por outro lado para um filme deste genero tem dois defeitos gigantescos, por um lado a falta de ritmo, tipica dos filmes mais independentes que acaba por emabalar em demasia o espetador, e por outro lado a falta de uma realização mais ambiciosa, mais proximo do que por exemplo e feito e Mr Robot com o mesmo protagonista, em conceitos muito semelhantes.
Ou seja mesmo no que diz respeito a fração da mente temos um filme por vezes competente, muito ciente dos seus objetivos, com algum arrojo narrativo, mas que em termos de cinema e demasiado adormecido, demasiado parado, demasiado preocupado em sair fora do circuito e normalmente isto resulta em filmes mistos nos sentimentos e nos resultados,.
O filme fala de um empregado de hotel que passa as noites sozinho, ate que conhece um estranho cliente que lhe coloca uma questão existencial, que acaba por mudar todo o seu paradigma de vida e os valores dos diferentes vetores da mesma vida.
O argumento e dificil, corajoso na base e nos seus objetivos que mesmo conseguindo atingir, adcaba por nunca ser dotado de grande brilhantismo, principalmente por alguma dificuldade na caracterizaçao de personagens e em o filme ter o seu movimento natural.
Na realização Sarah Adina Smith tem aqui o seu trabalho mais visivel e significativo para uma realizadora relativamente jovem. O filme tem um bom enquadramento e bons momentos como um todo ainda tem alguma dificuldade em funcionar,
No cas este e um filme totalmente dominado por Melek de principio a fim, muito parecido com a sua construçao em Elliot Andersson funciona bem no limite da normalidade embora me pareça ser necessario mais versatilidade noutros papeis.

O melhor .- O risco narrativo.

O pior – Adormecer facil demais


Avaliação - C

No comments: