Saturday, February 11, 2017

Patriot's Day

Peter Berg é um dos realizadores atualmente mais nacionalistas dos EUA, e mais que isso um dos realizadores mais ativos, sendo que lançou dois filmes em pouco tempo com o mesmo protagonista Mark Whalbergh disposto a homenagiar diversas classes profissionais. Neste segundo filme aparentemente o com mais objetivos de premios a homenagem surgiu para os policias que estiveram envolvidos no ataque terrorista da maratona de Boston. Criticamente as avaliações essencialmente positivas foram incapazes de lançar o filme na corrida, onde apenas foi mencionado no top 10 do National Board Review. Em termos comerciais, um resultado moderado em face do lançamento em final de ano sempre complicado com muitas opções.
Eu confesso que este ano existiram demasiados filmes que glorificam o espirito de combate americano e de propaganda patriota, mas poucos de uma forma tão declarada como este. E nessa propaganda o filme tem todos os elementos de uma comicio americano de louvar aos seus e acima de tudo de guerra ao terrorismo, algo que poderia ser um panfleto republicano, com as doses necessarias de lado emotivo e lamechas que estes filmes tem, mas que acabam por lhe tirar alguma seriedade principalmente nos dialogos, quando se propoem a retratar um facto real.
Se este e talvez o maior difeito do filme, em termos tecnicos e de realização o filme é de primeira linha, a forma como o filme consegue efetuar o paralelismo com as imagens reais, muitas delas ainda na memoria de todos nos. A forma como é filmada a sequencia das explosões, e do primeiro calibre e denota a boa forma de Peter Berg em ser realista em situações de procução nem sempre facil.
Assim no filme, e pese embora seja daqueles filmes emotivos e com significados que todos gostamos, com o tipico cliche das figuras reais darem no final o seu testemunha e engrandecer o espirito americano, parece-me claramente exagerado a forma como o filme cai em cliches de propaganda patriota, sublinhando aqui estão os bons e tudo o resto é claramente menor. Mesmo que é sempre bom homenagear classes de bem comum.
A historia fala de toda a operação policial que incidiu e respondeu ao atentado terrorista na maratona de Boston que matou tres pessoas. O filme centra-se na operação policial que levou a captura dos seus autores.
Em termos de argumento para alem daquilo que é conhecido da historia em si, o filme não arrisca demasiado na construção do complemento indo sempre pelo caminho mais facil e emotivo. Podemos dizer que em termos daquilo que o filme se aproxima do espetador acaba por ser uma boa opção mas sem o impulso para mais outros voos.
Na realização Berg tem momentos de primeiro nivel na facilidade com que consegue recriar imagens de situações que tão na nossa memoria com um rigor impressionante. Berg tem o melhor do filme, mesmo que por vezes no tema e no teor me pareça com dificuldade de sair de alguma redundancia.
No cast o filme não exige muitos dos seus actores, já que as personagens são extremamente secundarias no desenvolvimento do filme, dando primazia ao acontecimento em si. Whalberg no lado rebelde funciona sempre, e os restante estão em nivel normativo para cumprir num filme pouco exigente neste ambito.

O melhor – A realização na sequencia das explosões.

O pior – O patriotismo quase trumpiano


Avaliação - C+

No comments: