Saturday, September 28, 2013

2 Guns

Quando este prjecto foi anunciado e acima de tudo o seu elenco, das suas uma, ou o filme tinha algum ingrediente capaz de surpreender o espectador pela riqueza de uma dupla tao conceituada como Washingtone Whalberg, ou provavelmente teriamos mais um filme de açao aborrecido como tinha sido o anterior contrabando. Após as primeiras analises com avaliaçoes acima de tudo positivas percebeu-se que o fillme teria algo mais que os seus protegonistas, e comercialmente o bom valor dos dois deu ao filme um caminho interessante no sempre dificil mes de Agosto.
SObre o filme podemos dizer que Hollywood deu-nos tradicao de filmes sobre pares de policias ou algo parecidos, onde o humor e a quimica entre os dois conduzia o filme ao longo de toda a sua duração, pois bem estamos perante mais um desses filme e acima de tudo e nisto que reside grande parte do interesse do fillme, nas diferenças entre as duas persoangens e acima de tudo nos dialogo que estas mantem ao longo de todo filme, e aqui o filme ganha a intensidade a força narrativa e mais que isso o humor que acaba por ser o ponto mais bem trabalhado de todo o filme.
E desde muito cedo percebemos que mais que um filme de acçao cinzento iriamos ter uma comedia muito negra, e neste ponto a personagem de Whalberg leva o filme a reboque para se tornar um dos bons especies de um genero que tem em Arma Mortifera o seu ponto mais conceituado mas talvez em Kiss Kiss Bang Bang o seu melhor filme. No final ficamos agradados com tudo que o filme nos da quer em acçao quer em comedia, num filme que nao foi pensado para dissertar sobre qualquer tematica mas acima de tudo para ser um bom filme de divertimento e neste particular consegue com facilidade ser.
Como pontos mais negativos do filme, pensamos que principalmente a personagem de Washington que coomeça ao melhor nivel perde intensidade ao longo de todo o filme e perde protagonismo, tornando-se mais simples e menos arriscada, e pensamos que no inicio tudo leva a querer num ponto distinto que daria mais equilibrio na dupla.
A historia são dois infiltrados de organizações diferentes que se juntam para por a salvo dinheiro de um barão da droga, ai acabam por ser vitima de um cilada, que conduz a que estes pese embora fossem de forças distintas acabem apenas por confiar um no outro e com muitas inamizades contra.
O argumento podemos dizer que não é especialmente rebuscado no que diz respeito a forma narrativa, parece sempre demasiado solto, mas com uma força de dialogo tao interessante em tantas vertentes e mais que isso uma personagem como Stagy o filme so podeia resultar principalmente para quem gosta de comedia negra e non sense, com algum qi.
A realização parece demonstrar um sentido proprio ao seu realizador, com a movimentação tipica da camara, como ja tinha utilizado em Contraband, tem na parte final uma maior caracteristica em slow motions bem executados, pese embora não seja uma obra prima ou mesmo original acaba por ser funcional.
O cast tem nos seus dois poderosos actores toda a força, e neste combate e Whalberg que sai melhor, primeiro porque a personagem lhe encaixa melhor, é mais forte, tem o humor do seu lado e o actor tem vindo a descobrir bem esta vertente, principalmente desde Ted o ar distante consegue dar a si uma ironia interessante que o torna um valor forte em comedia, Washington esta a um nivem mais mediano complementa bem o colega mas esta longe do que ja o vimos fazer recentemente, numa personagem um pouquinho esteriotipo da carreira.

O melhor - Os dialogos da personagem de Whalberg

O pior  - Nem sempre a personagem de Bobby o consegue acompanhar

Avaliação - B

No comments: