Saturday, May 04, 2013

Generation UM

Keanu Reeves ficara na historia como um actor de filmes de acção, consagrado principalmente em Speed e Advogado do Diabo, contudo com o passar dos anos e com o seu envelhecimento e natural que os grandes projectos abdiquem de si e ele tenha de se inteirar em projectos mais independentes como este filme, que agora chega as salas, claramente indie, a pouca exposição comercial do filme não lhe permitira grande resultado de bilheteira e criticamente o filme foi um autentico desastre.
Sobre o filme podemos dizer que desde logo tem a dureza e pouca logica de um cinema exprimental indie mas que tambem nunca consegue ter a profundidade moral que o conduzisse para altos voos ficando sempre a sensação de um filme vazio que quer ser espiritual mas aquenas consegue ser aquilo que as imagens traduzem e isso e mesmo muito pouco.
Desde logo o pessimo arranque do filme onde em aproximadamente vinte minutos não tem qualquer sequencia de dialogo faz com que o filme perca total força junto do espectador e nem a continuação mais logica consegue dar ao filme ritmo ou força porque mesmo o objecto do filme e sempre muito vago e pouco concreto, numa experiencia indie de pessima qualidade onde nada de registo fica vincado.
O lado positivo do filme pode ser o facto do filme ter um caracter proprio de gosto discutivel mas o certo e que o filme tem seu cunho em alguns momentos mas acaba por nunca funcionar como uma obra já que e demasiado solto ou perdido na sua falta de genero.
A historia fala de um homem que se relaciona com duas mulheres num clima de tentar ganhar algum dinheiro para as necessidades numa relação e personagens no limite do sobrevivente.
O argumento e completamente inexistente o filme não tem fio condutor as personagens nunca são reveladas e pior que isso os dialogos quase não existem, os monologos são dotados do mesmo vazio do que o proprio filme.
A realização tem cunho proprio mas confesso que a mesma foi o pior parametro do filme, irritante, irrequieta, confusa e desgastante não nos da componente estetica mas apenas uma rebeldia inutil que em naba funciona para o filme.
O cast tem um Reeves cansado e longe do mediatismo, nota-se na pouca força da personagem e no seu desgaste mesmo fisico, melhor para a servia Novakovic que junta beleza com espontaneadade numa personagem que domina o filme.

O melhor - Novakovic.

O pior - A realização entre outras coisas.

Avaliação - D-

No comments: