Friday, July 27, 2012

Rock of Ages

Desde que se confirmou a presença de Tom Cruise neste famoso musical ja adaptado a Brodway a expectativa em torno do filme eram elevadas, principalmente depois do sucesso de Hairspray do mesmo realizador. Contudo a expectativa nem sempre transforma os filmes em sucessos e depois criticamente o filme ter sido recebido com uma reposta misturada, em termos comerciais o filme tornou-se um floop consideravel com resultados muito aquem das expectativas que entre outras coisas pode ter motivado outra ruptura familiar no proprio Cruise.
Rock of Ages e um filme bem intencionado na forma como tenta explorar o mais 80 possivel na altura em que aquela epoca esta novamente a ser revivida, contudo quando se pega numa epoca como essa o cuidado deve existir na forma como se pega e em que genero, ja que se trata de musica se pega, e aqui penso que o filme falha ao tentar ir buscar as baladas mais melosas daquele tempo que esta longe de ser a razao de alguma saudade do tempo. A isto temos uma historia de amor ao mais estilo MTV num argumento pouco aproveitado, que funciona mais pela comicidade de alguns aspectos do que propriamente pelo valor intlectual do filme ou mesmo pela espetacularidade das produçoes musicais muito aquem do que ja vimos.
O problema do filme e a identidade pouco ou ninguem se identifica com o estilo do filme, por isso a moratoria do mesmo acaba por nao existir, para alem do mais a escolha e estetica do casal protagonista esta sempre mais relacionado com um pop idol da actualidade do que as referencias a epoca do filme, ou seja o objectivo era interessante mas a forma como o filme tentou estar mais preocupado com o seu valor comercial acabou por ser o seu proprio handicap.
Mesmo assim tem pontos interessantes desde logo a forma vocal dos protagonistas, onde com muitos arranjos a mistura ate o proprio Cruise consegue os seus momentos, num filme tambem preparado para a sua imagem sobressair fora de tom como normalmente Cruise faz nos melhores momentos da sua carreira, mas o resto do filme nao consegue nem sequer imprimir os momentos pensados para a sua personagem tornando-se apenas num musical melodioso fora epoca e com pouca produçao de valor.
O filme fala de uma jovem que tenta a sorte em LA; num bar conhecido por concertos de Rock n Roll, depois de alguns problemas om o seu namorado, ambos seguem carreiras diferentes, que se unem para salvar o bar que deram a conhecer com caminhos distintos mas com o denominador comum a musica.
O argumento e pouco trabalhado pese embora seja sempre dificil conjugar musica e uma historia o filme perde-se na facilidade de um publico juvenil ligado a MTV e onde o caracter estetico parece uma preocupaçao unica, o filme nao tem personagens nem historia centrando-se apenas na musica.
Em termos de realização ja como em Hairspray parece-nos faltas o espetaculo a riqueza estetica e visual, parece apenas funcionar nos concertos do proprio filme, tudo o resto pouco trabalhado e mesmo em coreografias ja vimos nos ultimos anos bem melhor do que este rock of ages,.
Em cast e um filme pouco exigente porque as interpretaçoes dependem da forma musical de cada um, aqui com arranjos ou sem arranjos a atençao esta num estranho Cruise que consegue um bom momento na sua carreira, diferente alias sempre que incute algum risco consegue melhor resposta como mais uma vez aconteceu, o restante cast pouco fulgor dos casais protagonistas, e os secundarios sao funcionais a espaços mas muito pouco.

O melhor - Ver Cruise num caracter bem diferente.

O pior - O filme nao ter o risco que Cruise tem.

Avaliação - C+

No comments: