Monday, July 02, 2012

The Best Exotic Marigold Hotel

Desde a Paixão de Shakespeare que o seu realizador John Madden tentou trazer nos um filme que fosse diferente e que ao mesmo tempo tivesse um reconhecimento critico e comercial de um realizador que parecia nunca mais ter encontrado este exito. Pois bem este filme sem figuras de proa e apostado num elenco veteranissimo acabou por ser o filme que mais proximo ficou novamente do sucesso, nao so em termos comerciais onde ao pouco conseguiu conquistar o seu terreno e acima de tudo uma boa distribuiçao, mas criticamente e pese embora não ter sido muito entusiasta as avaliações positivas acabaram por dar mais um impulso a um filme que conseguiu uma presença que poucos imaginariam.
Este filme é um filme simples concreto, e sentimental, que une dois pontos que mesmo não sendo creativamente interessantes faz este pequeno filme ter boas intenções, desde logo o enfoque em personagens envelhecidas e na forma como estas tentar organizar quem sabe os ultimos dias de vida, uma abordagem nem sempre muito utilizada nos filmes, principalmente deslocando-os para um contexto de aventura e diferente como a sempre confusa e pobre india. Aqui as personagens todas elas diferentes vao conquistar os dois pontos mais interessantes do filme, desde logo o panorama simples que nos da de um contexto pobre, e que relativiza todos os dramas das personagens, mas por outro lado um ponto interessante que é a assinalavel quimica entre as personagens.
Pese embora este lado suave parece sempre faltar o rasgo ao filme, ou seja a dinamica principalmente emocional que parece sempre andar demasiado a reboque de um ritmo quase de telenovela onde os enlaces acabam por surgir de uma forma demasiado facil e sem conflito, o que tira alguma maturidade a um filme, que parece ter medo de ser mais maduro e mais ambicioso.
Pese embora este facto e um filme com um astral positivo que muitas vezes e necessarios quando se aborda a problematica da 3ª idade, mas ao mesmo tempo não é um filme capaz de marcar o espectador pelas suas aventuras mas mais pelos detalhes como a ida dentro de uma cidade diferente, ou mesmo as vivencias de cada um das personagens.
A historia fala de um grupo de seis pessoas a entrar na 3 idade que como forma de tentarem encontrar alguma chama na mesma deslocam-se para um estranho hotel no centro de uma cidade indiana, onde tentam encontrar alguma razao de continuar a viver.
O argumento tem uma mensagem interessante e transforma-a numa mensagem positiva de esperança, mas a moral do filme nem sempre tem consigo uma dinamica narrativa de primeira linha, aqui parece sempre faltar intensidade, conflito, algo que realmente o filme tem que alterar, mesmo assim o filme tem bons dialogos e personagens, perde é na forma como resolve os poucos conflitos que cria.
Acredito que realizar num contexto tao diferente e adverso nao seja facil, mas isto acaba por ser aquilo que Madden nos tras de melhor no filme a forma como nos da o contexto como nos bebe para aquele territorio tão longinquo, tão sujo mas que nos parece interessante, e isso tem muito a ver com a forma real mas estetica com que a imagem nos tras.
Em termos de cast uma homenagem a actores mais velhos que muitas vezes ja so conseguem secundarizar os protagonistas mais novos, e uma homenagem sem muito risco ou muito rigor, num filme que nos pareceu mais para estes disfrutarem do que uma obsessão em papeis rigorosos e ambiciosos.

O melhor - India no seu lado mais puro

O pior - A forma como resolve o triangulo amorosos, demasiado facil.

Avaliação - C+

No comments: