Sunday, February 28, 2010

Agora


Starring: Rachel Weisz, Ashraf Barhoum, Oscar Isaac, Homayoun Ershadi, Max Minghella
Directed by: Alejandro Amenabar

Alejandro Amenabar e dos realizadores europeus aquele que melhores resultados obteu com os seus ultimos filmes. Contudo quando o sucesso começa a ser constante a ambiçao e sempre maior, dai que para este ano preparou uma das maiores produçoes europeias da historia, sob a forma de um epico historico. Contudo os resultados foram extremamente dispares, por um lado o filme nao atingiu em termos de visibilidade um terço do que os seus anteriores filmes conseguiram. Contudo os maiores problemas ainda adviram de alguma negação critica em torno de um filme megalomano. Sem duvida o grande arakiri de Amenabar.
Um realizador como o espanhol deveria perceber que tem um terreno cinematografico bastante proximo, e que deveria ser neste que deveria apostar. E as carateristicas demonstradas ate entao distanciavam no naturalmente do cinema epico e historico, onde a sua creatividade de argumento ficaria um pouco aquem, e sem espaço para funcionar.
Agora e um filme muito bem produzido e realizado, os meios sao sempre colocado de uma forma eficaz para embelezar e acima de tudo tornar o filme maior. Contudo o filme perde força na sua narrativa, apesar de tentar nos dar uma batalha de ideiais o filme acaba quase sempre por se tornar exclusivo das vivencias de uma personagem, quase como um biopic, nao assumido e isso nao o torna nem de perto nem de longe um filme de eleiçao
Agora tem bons momentos, principalmente na parte final, onde parece encontrar o rumo que tenta encontrar durante a primeira hora de filme onde e muito solto, quase sempre longinquo de qualquer filme que o espectador espere ver.
O filme fala sobre uma astronoma, que se ve envolvida sentimimentalmente e fisicamente num confronto de ideologias religiosas que acabam por se tornar uma sangrenta batalha com consequencias para todos.
O argumento e o parente mais pobre do filme, ou seja tenta ser demasiado versatil, e nao consegue nunca ter o melhor em nenhum das suas componentes e sabido que o epico nao e normalmente rico em argumento, mas Amenabar poderia salvaguardar este aspecto o que nao consegue.
Em termos de realizaçao Amenabar e um fora de serie em todas as suas vertentes e mais uma vez o demonstra num terreno diverso daquilo que tinha feito ate entao. COntudo sem a força dos guioes mais originais que constuma fazer perde alguma chama relativamente aos filmes anteriores.
Apostar em actores anglo saxonicos era uma forma de dar mais visibilidade ao filme,o que acabou por falhar com escolhas de secundarios onde apenas Weisz como protagonista podia dar alguma chama. Tem um papel forte intenso e carismatico que o pouco valor comercial e critico do filme acabou por condenar. Contudo a maior surpresa acaba por ser Minghella num papel dificil intenso e exigente, que demontrou mais amadorecimento num actor que pode ser caso serio num futuro proximo

O melhor - o valor produtivo do filme

O pior - A expectativa defraudada

Avaliação - C+

No comments: