Sunday, October 25, 2009

Couples retreat


Starring: Vince Vaughn, Jason Bateman, Jon Favreau, Faizon Love, Kristin Davis
Directed by: Peter Billingsley

O compaderio entre Vaughn, Bateman e Favreau ja nao vem de hoje, e a reuniao destes acontece normalmente em comedias de costume, proximas do publico norte americano, debatendo de forma mais ou menos adulta os problemas das guerras do sexo, Para este ano mais uma reuniao destes tres actores de comedia num registo mais familiar e circunscrito a uma epoca do ano, menos permissiva para grandes aventuras comerciais, dai que os resultados apesar de consistentes nao tenham sido brilhantes, e para isto contribuiu em grande parte o falhanço e a total negaçao critica deste filme.
Um filme com este naipe de actores, nao pode falhar num ponto fundamental, ou seja que e ser divertido e provocar gargalhada facil no espectador. Pois bem aqui reside o principal e o mais danoso problema do filme, que nunca consegue ser divertido nem ter em si sequencias de comedia hilariantes, os sorrisos sao limitados as piadas quase sempre nao funcionam ou sao basicas de mais, e isto acaba por terminar com qualquer tentativa de uma comedia resultar.
O filme acaba por ser mais denso do que aquilo que realmente necessitava ao caracterizar de forma diversa quatro tipos de casais em reflexao, e acaba por ser no casal central que o filme tem a sua maior força mas mais numa historia de amor pura, quase melodramatica do que propriamente numa comedia de costume e tradicional como esta.
O que resulta e que o filme nao tem o poder de cativar o espectador pois fica tempo demais a pensar que o seu registo de quatro casais perdidos numa ilha com uma serie de esquizoides por si so cativa um espectador cada vez mais exigente em termos de comedia, o que leva a que poucos minutos acabados o filme ja nem sequer lembrado seja,
O filme fala de quatro casais diferentes em grau de satisfação que aceitam fazer um tratamento de casal que consiste numas ferias e terapias numa ilha paradisiaca, aqui para alem dos confrontos naturais o verdadeiro amor e uniao destes vai ser posto a prova e a avaliação superior.
E no argumento que reside as maiores debilidades do filme, porque nunca consegue que os dialogos ou as situaçoes criadas as personagens resultem em humor ou na gargalhada facil e o fillme, sofre bastante para sobreviver sem este tipo de oxigenio
A realizaçao tambem nao e brilhante a cargo de um quase estreante mais ligado ao lado de la das camaras, nota-se alguma dificuldade em coordenar movimentos, quase sempre com os planos mais logicos e menos artisticos mesmo tendo em conta o contexto de paraiso natural em que o filme decorre.
O cast e riquissimo em termos de comedia, uma serie de actores que funcionam como peixe na agua no generno e acima de tudo no tipo de personagens que lhes foi dado, dai que se encontrem todos num registo mais ou menos semelhante ao mais tipico nestes, sem grande notas a apontar.

O melhor - A complexidade do casal central

O pior - A falta de piada natural do filme

Avaliação - -C

1 comment:

Marcos said...

Olá Bateman,

Sou leitor do Bateman's critics e sou cinéfilo de carteirinha. Eu estou mandando esse email porque estou trabalhando numa empresa que desenvolveu um portal sobre cinema - o Cinema Total (www.cinematotal.com). Um dos atrativos do site é que você cria uma página dentro do site, podendo escrever textos de blog e críticas de filmes. Então, gostaria de sugerir que você também passasse a publicar seus textos no Cinema Total - assim você também atinge o público que acessa o Cinema Total e não conhece o Bateman's critics.

Se você gostar do site, também peço que coloque um link para ele no Bateman's critics.

Se você quiser, me mande um email quando criar sua conta que eu verifico se está tudo ok.

Um abraço,
Marcos