Sunday, October 25, 2009

Choke


Starring: Sam Rockwell, Anjelica Huston, Kelly MacDonald, Brad William Henke, Joel Grey
Directed by: Clark Gregg

De um filme do autor de Fight Club podemos esperar tudo em termos narrativos, desde o mais politicamente incorrecto ate uma visao completamente dantesca da mente humana, nao podemos esperar e tradicioanlismo. Esta nova transposiçao para o cinema de uma obra de tao peculiar autor, vem desta vez sem o peso de Fincher ou Pitt, e mais relacionado com um cinema mais independente, que mesmo assim o conseguiu lançar para um mediatismo consideravel, mesmo que criticamente e acima de tudo comercial os resultados estejam longe de ser brilhantes.
Choke e indiscutivelmente um filme arrojado, diferente e para uma população open mind, mas isso nem sempre se traduz num bom filme com um conteudo acima do normal. Alias Choke parece mesmo ter um unico grande objectivo central e os outros apenas serem complementares, que é falar sobre o impulso sexual humano, mesmo que o centro narrativo seja completamente diferente e nesta forma que o realizador se debruça no filme, o que o torna pouco maduro, e quase sempre desintegrado.
mesmo assim e com esta opção oferece-nos momentos poderosos, desde o ponto de vista comico ate dialogos em outra dimensao artistica, contudo nunca consegue compensar com densidade narrativa, nem com uma moratoria envolvente ja que a existente e sempre quase insuficiente para balançar com o incorrecto do filme
O filme fala-nos dos ultimos dias de relação de um ninfomaniaco com a sua mae, inserida numa clinica psiquiatrica, e incapaz de o reconhecer, neste local tem como objectivo descobrir o seu verdadeiro pai, apaixonar-se por uma enfermeira e tentar desmitificar que e meio deus.
O argumento e creativo, assenta em bases e num livro de base complexo e extremamente creativo, rompe com todo o tradicionalismo, contudo na transposiçao perde alguma da moratoria social, e acima de tudo poder das personagens, ganha poder comico e alguma força nos dialogos.
A realizaçao nao e brilhante demasiado tradicional para o filme, em sim, algum maior poder de explosao jogos de movimentos, e mesmo outra estrategia de montagem, nao seriam despredidicio de tempo.
Por fim o cast liderado por um Rockwell que acenta bem no papel em causa de rebelde sem rumo, num papel dificil o actor consegue passar com alguma dose de brilhantismo um teste dificil, tambem Houston regressa aos bons filmes e acima de tudo no papel mais vistoso e dinamico do filme.

O melhor - As parafilias criadas em cada personagem

O pior - Nao conseguir balançao o incorrecto com uma moratoria forte

AValiação - C+

No comments: