Saturday, October 31, 2009

Paranormal Activity


Starring: Katie Featherston, Micah Sloat, Michael Bayouth
Directed by: Oren Peli

Todos os anos surge um filme que se torna a surpresa do ano, a sensação do showbiz, o conto de fadas de um realizador que com poucos meios e uma originalidade acima do natural transforma um low bidget num sucesso extraordinario. Isto ainda fica mais condimentado quando ao sucesso de bilheteira inerente temos um louvor critico em genero tao complicado como o terror. pois bem este paranormal activity e o filme mais falado no momento, com claras aproximaçoes a blair wittch projecto o certo e que o filme conseguiu incendiar as bilheteiras dos EUA, e acima de tudo um reconhecimento critico pouco visto.
A grande força do filme reside na sua forma como o seu principal filme inspirados mais uma vez temos uma camara de gravaçao real no filme capaz de nos oferecer as peripecias daquele casal em luta com algo que nao se sabe muito bem o que é mas assusta bastante. Alias a capacidade natural de assustar o espectador esta presente de inicio a fim do filme com uma escalada fulgurante, que assumindo proporçoes impressionantes com o desenvolvimento do filme, ate a um final que e absolutamente o ponto mais extraordinario do filme.
A grande força do filme reside neste facto da utilizaçao de camaras e reside como trunfo ainda maior a camara com visao noturna que fica paralisada no quarto dos mesmos enquanto estes dormem e sofrem as visitas estranhas, consegue impressionar e tornar o verdadeiro terror psicologico retratado como poucos no filme em questao.
O unico senao no filme e explorar em demasia a vertente paranormal, tentar encontrar um rosto para os acontecimentos, e nao ser subtil nesta procura, como tao bem conseguiu o blair witch project, com os segmentos do caso anterior a serem totalmente desnecessarios para o filme resultar. Aqui temos um casal que e perturbado por acontecimentos para anormais que nao conseguem ver e que para registar o porque de tudo isto tentam atraves de camaras captar a razao de tudo isto.
O argumento nao e rico, alias toda a força da historia do filme esta na forma com que e realizado na opçao pelas camaras e incuti-las no proprio filme, nao temos grandes dialogos nem personagens muito desenvolvivadas ja que o unico aspecto importante nesta e nada mais nada menos do que o medo.
A realizaçao e brilhante ao estilo blair witch mas sem os tremores de camaras com sequencias mais pausadas e ao mesmo tempo mais perceptiveis o filme consegue conciliar na perfeiçao e dar força ao terror atraves da força das camaras.
O cast com estes quase amadores, acaba por cumprir todas as necessidades do filme na transmissao do panico real e do medo, que nos leva a suspeitar que estes sabiam o que estavam a padecer.

O melhor - A nova respiraçao de uma forma de fazer terror.

O pior - A sequencia a exorcista

Avaliação - B

No comments: