Tuesday, May 06, 2008

Fool's Gold



Starring:
Matthew McConaughey, Kate Hudson, Roger Sciberras, Donald Sutherland, Ewen Bremner
Directed by:
Andrew Tennant


Os estudios normalmente apostam nas fases iniciais dos anos, em comedias romanticas, de forma a conquistarem um publico mais adolescente, apostando normalmente em duplas ja testadas com sucesso anteriormente. Este ano a expectativa era elevada no regresso da uma dupla que resultou muito bem no seu primeiro filme em conjunto, mas ainda por cima porque a dupla de protagonistas se juntava um especialista na comedia familiar habituado a grandes sucessos,a força do filme era evidente, contudo desde logo criticas muito negativas ao filme e à sua qualidade retiraram o vigor comercial que o filme prometia com resultados claramente inferiores ao esperado, e pouca dimensão a um filme pouco mediatico.


Muitas vezes os realizadores pensam que uma boa quimica entre um casal e por si so suficente para fazer render, e acima de tudo valer uma comedia romantica, e o experiente Tennant cai neste filme nesta ideia errada, incompreensivel em alguem com tanta experiencia. ja que o filme acaba por testar a quimica e acima de tudo a força do atrito entre as personagens, nao o dotando de qualquer conteudo, usando quase sempre humor, disfuncional e na maior parte das vezes extremamente imbecil, numa caça ao tesouro, sem ritmo , interesse, coerencia logica e quase sempre sem piada.


Parece indiscutivel que a dupla funciona, principalmente no jogo do toca e foge, e no clima amor odio que consegue criar, e certo que os poucos momentos do filme estão ligados nessa quimica indiscutivel, contudo parece-nos que todos os outros aspectos são extremamente fraquinhos, pouco desenvolvidos, pouco trabalhados, quase sempre com os requisitos minimos, e dai que o filme resulte num objecto algo aborrecido, pastoso, que apenas serve para casais enamorados ao domingo a tarde.


A historia do filme debruça-se num caçador de tesouro, demasiado baldas que persegue encontrar um tesouro em alto mar, e que se vê a fazer equipa com a sua ex mulher, que ainda gosta, e um rico magnata e a sua filha, para os quais as suas esposa trabalha, e com a disputa com um grupo de gangsters da baia, e uns amigos ao qual deve dinheiro, demasiados confrontos poucas peripecias, e pouco mais que contar.


O argumento e vazio quer na forma como imbeciliza grande parte das personagens em busca do humor facil, quer na forma como desenvolve uma narrativa quase sempre desinteressante nas suas escolhas, e na forma como desenvolve os seus paramentros. Demasiado pobre para um filme que continha algumas ambiçoes comerciais.


Andy Tennant encontrou no seu ultimo filme, uma receita infalivel, a graça de Hitch era evidente no trailler, contudo neste filme, observa-se claramente o contrario, desde o trailer que percebemos que esta longe de ser satisfatorio este tipo de registo, Tennant tenta a lei do sucesso sem esforço, pena e que o publico ja nao caia em facilitismos.


Hudson e McConaughey funcionam como poucos, ambos entraram como promessas de qualidade em hollywood, mas rapidamente encontraram nos papeis limitados de comedias romanticas a sua carreira, sem grandes prespectivas de mudança sem grande brilho, mas funcional, talvez ambos tenham desprediçado a oportunidade de uma carreira mais valorizada,mas que sao funcionais no genero,isso nao ha duvida.


O melhor - A quimica dos protagonistas.


O pior - O registo humoristico de baixa qualidade


Avaliação - C-


No comments: