Tuesday, May 13, 2008

Speed Racer


STARRINGEmile Hirsch, Christina Ricci, Matthew Fox, Susan Sarandon, John Goodman



Speed Racer, foi o segundo grande Blockbuster do ano, realizado pelos criadores de mundos novos, os irmãos Washovsky, desde o seu trailer, se percebeu que estavamo não só perante um filme inacreditavelmente surpreendente, pela forma como conjugava a imagem real com a recreaçao interactiva, bem como a aposta mais arriscada da epoca, um filme que poderia rapidamente ir ao ceu, ou então ao inferno. O risco estava assumido, faltava as diferentes respostas. Tudo comçou a ficar escuro no filme com as primeiras frias recepçoes por parte da critica, pouco convencida com o espetaculo visual, foi dura com o filme, e como consequencia o filme falhou redondamente na bilheteira, no primeiro fim de semana nao rendeu mais de 19 milhoes de euros, muito abaixo de um sucesso casual em qualquer parte do ano, ainda mais nesta epoca, e acima de tudo num filme cujo a estimativa de custo ascende os 300 milhoes, ou seja um autentico desastre.



A primeira sensação que se tem do filme e de estuipfção pela colorido, pelo espetaculo visual e creativo do filme, se bem que nem sempre simplista, o filme e incapaz de deixar indiferente um espectador hipnotisado, por uma das obras mais coloridas que há memoria. E provavelmente esta evolução vai tornar o filme imortal como uma obra unica, produtivamente de excelencia.



Contudo e muito visivel a ambiguidade do filme, por um lado o argumento cai num pesado nivel juvenil, pouco congruente, quase nunca maduro, que e totalmente ultrapassado por toda a dimensao de imagem do filme.Outro dos pontos que prejudicou o filme e o tradicionalismo de determinado sector da critica, adepta de cenarios reais, e contra a chamada tela azul.



Outra duvida surgiu sobre se o ridiculo de determinadas opçoes do argumento era num sentido de tornar o filme mais de autor e mais unico, ou mesmo a incapacidade de contornar uma ideia dificil de concretizar. A mim parece claramente a primeira a tentativa de aproximar dos desenhos animados japoneses num misto que permitira ao filme um estilo unico, arriscado, e acima de tudo facil de falhar como veio a acontecer.


A historia fala-nos sobre um jovem piloto numa familia totalmente ligada a construção e corridas estranhissimas de automoveis, o filme debruça-se sobre a luta pelo dinheiro dos patrocinios contra a cultura familiar. Quase nunca e um filme que adopta uma moral imperadora, por vezes e mesmo algo confudo e pouco coeso na sua historia de base, num argumento ao serviço totalmente do metodo produtivo escolhido, e na sua essencia algo debil, quer na construçao quase nula de todas as personagens, pela incapacidade de se decidir com uma comedia, ou mesmo um filme de super herois, e aqui que o filme tem as suas maiores indefiniçoes e acima de tudo as suas fraquezas.


Os irmãos washovsky, fizeram em Matrix evolução em todos os terrenos produtivos e de realização, e nao quiseram deixar este credito em mão alheias neste regresso, o filme e em termos de realização hipnotizante, muito proximo de perfeito, tem marca de autor, e arrojado, e mesmo que os resultados nao sejam satisfatorios, criou um estilo proprio, que provavelmente tentara ser replicado rapidamente, porque e funcional, mais uma vez a inovaçao esta presente.


O cast do filme pode ser um dos obstaculos ao sucesso, a falta de um actor carismatico para assumir o protagonismo desprediçou um rendimento extra, apesar de a exigencia do filme a nivel de interpretaçoes seja nula, onde todos acabam por ser marionetas ao serviço dos efeitos especiais, sem emoçoes e sensaçoes aparentes, ainda a espaço para um pequeno brilho para o pequeno Kick Gurry, com uma itrepretaçao cheia de espontaneadede que fica na retina


O melhor - A qualidade e creatividade visual do filme


O pior - A pouca envolvencia do argumento


Avaliação- B-




No comments: