Sunday, May 14, 2006


Howl's Moving Castle - Castelo Andante

Starring:
Chieko Baisho, Takuya Kimura, Akihiro Miwa, Tatsuya Gashuin, Ryunosuke Kamiki
Directed by:
Hayao Miyazaki, Rick Dempsey

A animação japonesa é um culto com milhares de seguidores por todo mundo tendo originado alguns dos maiores produtos de animação de sempre.
Tendo conseguido um dos seus expoentes maximos com "a viagens de chihiro" que conseguiu o oscar da acadmia a dois anos atrás.
Normalmente consegue sempre conjugar uma boa caracterização do mundo actual, com o fantastico...com submundos de bruxas e feiticeiros, sempre muitbo bem conjugados, entrando sempre no imagonario de crianças em adultos.
COntudo este "Castelo andante" atingi um pico de exoterismo que acaba por falhar em longa escala, tendo decaido a qualidade do filme com o passar do filme, atingindo uma complexidade no mundo fantastico que por um lado torna imperceptivel e confuso para os mais novos, e depois muito aborrecido para a população mais nova.
A historia esta repleta de fantasia,e feitiçaria, mas por vezes numa toada demasiado confusa, com personagens muito irreais e com a falta de ritmo e humor necessario nestes titulos. Mesmo a nivel emocional o filme distancia-se de outroas obras do genero.
Mesmo a nivel moral o filme esta mais disfarcado e com uma toada menos forte do que nos titulos antecedentes do autor.
Mesmo assim encontramos uma obra com um primor técnico impressionante com cenas inovadoras para o genero
O problema do filme e que dificilmente o filme concretiza os primeiros 30 minutos de filme, que demonstrava uma obra que conjugava uito bem os dois submundos mas que depois observamos que o filme falha e nao consegue ultrapassar a barreira da diferença entre realidades

O Melhor . A qualidade tecnica da animação

O pior - Estarmos sempre a espera de obras primas da animação japonesa e quando elas desiludem DESILUDEM...


Avaliação C +

No comments: