Saturday, July 20, 2024

The Watchers

 M Night Shylaman foi dos realizadores que melhor conseguiu fazer filmes que reuniam o misterior e criaturas estranhas e parece que isso foi transmitido a sua filha que tem neste filme a sua estreia mas com um estilo muito proximo do tipo de filme onde o seu pai foi mais eficaz. Neste estreia surgiu este filme que conseguiu uma distribuição interessante, pese embora do ponto de vista critico as coisas nao tenham corrido propriamente bem. Comercialmente o filme teve resultados algo rudimentares ja que nem as estrelas do filme me parecem suficientemente impactantes para melhor desempenho comercial, nem este horror terror costuma ter grandes seguidores.

Sobre o filme podemos começar por dizer que o mesmo tem uma base de horror estranha concretamente colocando peças numa floresta densa onde parece ser impossivel sair, ate que de repende e com o cair da noite surgem uns estranhos seres que colocam a sobrevivencia dos mesmos em causa.

O filme tem o misterio e o lado de suspense visual tipico de Shylaman pai, na forma como as personagens sao desenhadas, do horror, o lado musical das cenas, mas a repetiçao do estilo surge tambem no desenvolvimento e quando o filme assume o que realmente e junto do espetador. O final acaba por ser melhor do que a repetiçao e cliche constante da primeira hora de filme, com os conflitos entre humanos e a sobrevivencia a todo custo.

Watchers nao e propriamente um filme de terror, mas mais um filme de horror sobrenatural, o filme consegue ter esse impacto mais sensorial, mesmo que nao seja propriamente nada de novo nas suas escolhas e fique sempre a ideia que a hora e meio que temos das personagens dao-ns muito pouco sobre elas.

A historia fala de uma jovem marcada pelo passado, que numa viagem profissional se perde numa floresta e acaba por encontrar tres pessoas na mesma situação que lhe explicam que para sobreviver tem de se refugiar durante a noite numa cabana envidraçada.

O argumento é original na abordagem, com risco, mas a sua competencia nem sempre e a melhor desde logo porque as personagens nunca sao propriamente muito potenciadas, e a resolução das duvidas da uma volta cientifica se calhar desnecessaria.

Na realizaçao podemos dizer que a filha Shylaman tem claramente todos os maneirismos esteticos do pai e tambem todo o lado mais critico principalmente no desenlace explicativo final. POr isso pensamos que temos mais uma questao de herança do que de arte.

No cast temos uma Fanning a tentar construir uma carreira adulta que nao tem sido propriamente facil de construir e esta personagem demasiado parada nao sera certamente grande contributo. Ao seu lado o lado visual de terror de FUéré funciona sempre e aqui nao foi exceção


O melhor - Sempre o suspense intenso do filme


O pior - Observando filmes do cla percebemos rapidamente o que vai acontecer


Avaliação - C

No comments: