Saturday, July 20, 2024

The Boy and Heron

 O filme que trouxe a gloria antiga ao maior criador de longas metragens de animação orientais da historia, conseguiu finalmente entregar a Miyazaki o reconhecimento da academia com o oscar para melhor filme de animaçao, num filme que marca muito a sua carreira, num filme sobre perda, animais, mundo imaginario e reencontro. Este filme acabou por conquistar em longo plano a critica e os premios, sendo que comercialmente para um cinema tradicionalista oriental os resultados foram brilhantes num sucesso completo.

SObre o filme eu confesso que ao longo da carreira do autor Chihiro foi na minha opinião o seu melhor filme pois mesmo tendo em si todos os ingredientes da carreira de um autor particular conseguia ter uma mensagem intensa e o filme conseguia ter um claro fio condutor permanente, nos restantes achei sempre que o filme entra muito facil na divagação, e em metaforas extremadas que afasta por completo o filme dos mais pequenos, que ate podem gostar da estetica mas tem claramente dificuldade em chegar a essencia dos projetos.

Talvez este seja ainda o mais dificil, desde o momento em que o filme entra na torre fica a ideia que o filme abre a imaginação de tal forma difusa que se perde um pouco o norte do que o filme quer transmitir. No final o filme recompoem um pouco mas fica sempre a sensação que tudo e demasiado estranho para ser eficaz. Os faz de Miyiasaki ficaram sempre surpreendidos pelos seus mundos imaginarios, quem nao conhece nao ficara certamente a gostar por este filme.

Numa altura em que o cinema esta em tudo standartizado, este tipo de filme e uma referencia do cinema das ultimas decadas e assinatura clara. Nao me parece que fosse o melhor filme do realizador para obter a unanimidade mas muitas vezes o facto tempo acaba por ser essencial, e neste caso parece-me que o contexto temporal e bem melhor que o filme em si.

A historia fala de um jovem orfão que regressa a base da sua máe falecida depois do seu pai iniciar uma relaçáo com a sua tia, contudo com um nascimento quase a surgir de um irmáo, eis que ele embarca numa aventura numa torre secreta contra os momentos do passado dos seus antepassados.

EM termos de argumento o estilo de cinema de Miyazaki e difuso num misto de realidades que nem sempre e simples de seguir, e neste caso principalmente no lado da fantasia isso nao acontece. O filme tem os elementos tipicos do realizador, uma mensagem forte emotiva, mas parece-me que o trajeto do argumento e demasiado complicado para o resultado.

Na realização Miyazaki e um dos mitos vivos da animação com um conjunto de filmes que fazem da sua carreira iconica, pelo estilo, pelo conceito e pela arte visual unica muito presente no filme. NAo temos riscos na assinatura mas temos o seu lado estetico ao maximo.

No cast de vozes na versao original sempre a expressividade estridente niponica e sempre o melhor espelho de um filme como este.


O melhor - A fantasia sem limites

O pior - ALgo confuso demais


Avaliação - C+

No comments: