Monday, July 25, 2022

The Black Phone

 Adiado alguns anos devido a estrategias de lançamento este filme que marca o regresso de Scott Derrickson ao terreno que lhe deu toda a fama, depois de uma pequena passagem pelo mundo Marvel, foi deixando alguns fas do terror com agua na boca por culpa das mascaras do vilão. Finalmente lançado em plena epoca de blockbuster, o filme acabou por ser uma agradavel surpresa critica com boas avaliações as quais demonstra o conforto do realizador no género. Do ponto de vista comercial uma excelente camapanha domestica acabou por tambem o tornar num dos sucessos do verão, principalmente tendo em conta a expetativa inicial.

Este e um filme simples de terror, de serial Killer e acima de tudo de contacto espiritual, que pese embora tenha os ingredientes tipicos dos filmes de terror de qualidade duvidosa, acabou por funcionar porque o filme é competente nos elementos centrais. Desde logo a excelente composição estetica e interpretativa do vilão, o qual permite transmitir o medo. Outro dos pontos funcionais e a quimica entre os dois irmãos que fruto do sofrimento familiar criam empatia do publico e isso leva a uma proximidade maior com o espetador.

Em termos de aspetos menos conseguidos, obviamente o lado temporal, um filme que se tenta circunscrever a um aspeto temporal proprio, mas que o mesmo se torna irrelevante por algum descuido nesta materia. Num momento em que a maior parte dos conceitos tem benificiado de algum revivalismo cultural de contexto, surpreenda que o filme procure enquadrar o filme nesse tempo sem aproveitar outros elementos.

Por tudo isto surge um competente filme de terror. o qual não tendo ingredientes muito diferenciados mas que trabalha bem os que tem, sendo muito objetivo naquilo que quer destacar, tornando-se num filme esteticamente impactante, simples, e bem concluido, para ver e perceber que quando bem feito mesmo a historia mais comum do genero e capaz de funcionar.

A historia segue um jovem inserido numa familia com um pai violento, que ve diversos menores a serem raptados por um desconhecido, até que chega ao seu momento, e quando em cativeiro acaba por falar por um telefone com as anteriores vitimas do psicopata as quais poderão lhe dar dicas que o conduza á salvação.

Em termos de argumento a historia de base é igual a muitas outras com os elementos tipicos do genero. Nao e no argumento que o filme consegue destacar-se já que ele segue os procedimentos tipicos do genero, talvez com uma maior objetividade do que realmente quer destacar.

Scott Derrickson criou o seu nome e reconhecimento em alguns filmes de terror, que levaram a ser aposta para o primeiro capitulo de Dr. Strange. Talvez não tenha saido da aventura Marvel com maior conceito voltando ao seu formato mais comum, onde volta a ter o destaque necessário, com um trabalho interessante e focado no essencial.

No cast temos um Hawke em grande forma que mesmo com mascara consegue compor bem a sua personagem e ser reconhecido. Nos mais novos fica a clara ideia que a jovem McGraw e muito mais intensa do que o protagonismo de Thames.


O melhor - A capacidade do horror estetico do filme.

O pior -Nao aproveita o revivalismo da epoca que recua


Avaliação - B-



No comments: