Wednesday, July 27, 2022

The Forgiven

E comum por vezes nos tropeçarmos num projeto com um elenco de primeira linha num filme com pouco mediatismo. Isso e o que aconteceu neste projeto de 2021 que viu a luz do dia apenas este ano. Em termos criticos o filme ate passou com um lado positivo, comercialmente o filme falhou, principalmente tendo em conta o poderoso elenco que apresenta.
Sobre o filme temos uma abordagem estranha, a forma como o filme se debate com uma festa estranhissima de alta sociedade em pleno deserto e o contraste com os habitantes locais e pesada, e o filme usa isso num choque cultural intenso, mas que o filme acaba por depois na abordagem narrativa colocar apenas como aspeto superficial o lado onde o filme poderia ser mais competente, mas o filme prefere se debruçar sobre as personalidades dos envolvidos.
Sobre a historia fica clara a ideia que o filme e muito mais rico na road trip da eventual redenção do que no local da festa onde o filme parece algo confuso com o excesso de personagens e a pouca ou nenhuma objetividade das mesmas, acabando por se tornar apenas uma excentricidade que serve como palco secundario, mas que fica com a ideia que o filme ai e apenas rebelde.
Ou seja um razoavel filme que e uma especie de thriller cultural, na forma como diferentes mundos se encontram num acontecimento fatidico. O filme aqui acaba por ter caminhos diferentes. De um dos lados o filme funciona, mesmo na quimica da personagem de Fiennes com a cultura de base, funciona pior no lado da festa e no que fica, apenas transmite a indiferença que o filme queria ter e pouco mais.
A historia segue uma festa de alta sociedade em pleno deserto do saara que fica marcado quando um casal convidado no caminho para a festa acaba por atropelar e matar um jovem local que vai conduzir a uma retaliação por parte da familia.
Em termos de argumento o filme poderia ter alguns atributos que poderia resultar num bom filme, principalmente a forma como tem um choque cultural muito intenso, mas o filme por vezes abandona esse aspeto, dando primazia a excentricidade das personagens do mundo ocidental isolando-o da narrativa do filme.
Em termos de realização Mc Donaugh e um realizador britanico de algum sucesso que ja teve em alguns filmes autenticos sucessos criticos. Aqui tem como maior dificuldade o filmar num contexto não ocidental que ele aproveita principalmente nos momentos mais aridos. Nao e o seu melhor trabalho, mas e competente.
No cast o filme tem uma lista de atores competentes em papeis proximos do comum nas carreiras o que faz com que essencialmente o filme jogue pelo seguro. O maior destaque vai para um Fiennes sempre em bom nivel, mas acima de tudo um conjunto de atores que aproveitam o que as personagens pedem deles embora fique a ideia que as mesmas procuras as suas caracteristicas.

O melhor - A luta cultural de uma parte do filme.

O pior -  A excentricidade vazia da outra parte

Avaliação - C+


No comments: