Sunday, March 30, 2014

300: Rise an Empire

Alguns anos e depois de muitos anuncios logo no inicio deste ano surgiu a sequela do sucesso que reuniu os comics de Frank Miller e a visao de Zack Snyder. Agora com ambos fora do projecto principalmente em papeis principais surge a sequela, com resultados muito diferentes do primeiro filme, desde logo em termos comerciais onde o filme ficou longe do sucesso do primeiro filme pese embora alguma consistencia e tambem criticamente onde o filme desta vez não conseguiu as avaliações positivas do primeiro filme.
Assim da analise do filme podemos dizer que temos uma obra estetica, e que todas as preocupações se centram em fazer ainda mais brilhante e artistico aquilo que ja no primeiro filme tinha sido o marco do filme, e nisso não há duvidas que o filme consegue, ao reunir ao espetaculo visual do primeiro filme uma outra qualidade bem potenciada um 3d impressionante que torna tecnicamente este filme uma revolução como ja tinha sido o primeiro filme.
Pese embora este filme em termos narrativos e de argumento estamos claramente perante um filme menor, desde logo porque a façanha ou a batalha que o filme aqui nos dá e de longe menos epica, o heroi menos intenso e tudo isto acaba por dar muito menos carisma e mais simplicidade a uma historia nem sempre brilhante e cujo dialogo nao e mais do que um conjunto de cliches.
Ou seja é mais uma demonstração que muitas vezes uma sequela pelo menos num filme como estes deveria ser pensada principalmente no cerne daquestão e se do ponto de vista tecnico talvez o mais dificil o filme conseguiu trazer algo de novo do ponto de visto narrativo temos mais do mesmo, com menos dose de carisma e faz e resulta claramente num filme pior do que o seu antecessor.
A historia continua a luta da Grecia contra os persas no segumento da batalha dos Spartans que deu origem ao primeiro filme, os viloes estao do mesmo lado e apenas duas personagens se repetem mas a questao central da novas personagens
O argumento e pobrezinho nao so na forma como liga este filme ao primeiro mas principalmente na pobreza dos dialogos cheios de frases epicas mas sem um contexto para as mesmas aqui o filme perde dimensao e ´´e claramente o elementos mais debil do filme.
Na realizaçao uma excelente realização colada ao trabalho de Snyder mas o israelita Murro é uma aposta vencida na tarefa consegue dar o que de melhor tem o primeiro filme e dar um excelente 3d uma terefa que muitos tem tentado mas pouco conseguidos.
Em termos de cast a substituição de Butler e natural Stapleton pese embora seja uma figura descoonhecida do grande publico e aquilo que BUtler é uma figura forte que da a força e a coragem que o filme quer, Green tambem nos parece uma boa escolha para vila dentro do registo onde melhor funciona..

O melhor - A realização

O pior - O argumento

Avaliação - C+

No comments: