Tuesday, June 12, 2012

Prometheus

Pois bem, com o aproximar do lançamento deste filme, tornou-se natural apelida-lo de estreia do ano, o que me parece exagerado principalmente quando ainda falta Dark Knight Rise e Hobbit, mesmo assim e perceptivel a expectativa de um filme que queria contar a historia previa de Alien, saga tambem criada por Ridley Scott com toques proximos de Bladd Runner. O resultado tornou-se neste expectante Prometheus, que acabou por passar com nota positiva nao brilhante na sempre complicada critica americana, mas acima de tudo conseguiu triunfar surpreendentemente no seu valor comercial, a prior mais dificil de conquistar face à concorrencia feroz.
Quanto ao filme, muitos teorizaram relativamente ao valor intelectual ou mesmo filosofico do filme, pois bem o filme e o oposto da teoria, ao tornar-se num simples e creativo filme de ficção cientifica, onde os bons que querem respostas combatem com os maus que não as querem dar, numa escalada de vilões, a grande graça do filme centra-se em tres pontos distintos a vertente humana, a unica capaz de ser alvo de teorias, na diferença e no ponto mais diferenciador dos humanos do filme. OUtro ponto interessante resulta na forma como ao passar do filme os viloes, acabam por entrar em confronto e ser aliados dos herois, e por fim a quimica entre persoangens entre elementos da tripulação que faz o filme ganhar em determinados momentos alguma ligeireza que acaba por ser um segredo na forma como este resulta em termos de intensidade, que é um dos grandes aliados do filme.
Em suma temos um bom filme que mistura ficção cientifica com acção e composta por um nivel tecnico de excelencia que junta o intenso com o curioso, e torna o filme num objecto forte deste ano, um dos conceitos e filmes mais bem conseguidos que demonstra que a experiencia ainda e um posto em determinados generos, pode não ser aquilo que a vertente mais intlectual do filme quisesse dele, mas e certamente um inicio forte para uma saga que ha muito ja conquistou o cinema.
Outro ponto interessante do filme, acaba por ser o proprio carisma das personagens quase sempre por cima nos momentos em que interagem, mas tem como senão algumas pontas soltas ou demasiadas personagens em determinados momentos que em nada enriquece a historia, e alguma previsibilidade da forma como o filme se conclui.
A historia fala de um conjunto de humanos que se junta de forma a tentar encontrar o planeta que teria estado na origem da especie humana de forma a comprovar a nossa existencia, chegados a um planeta com condiçoes semelhantes o grupo começa a procura de respostas que vem sob a forma mais ameaçatoria.
O argumento é coeso e pese embora não seja um exercicio creativo e original de primeira linha e competente e acima de tudo de grau de dificuldade elevado pela congruencia de diversos factores, funciona quase sempre, tendo nos elementos mais circunstanciais a sua maior valia.
A realiação de Scott e fenomenal a forma com que o habitat do filme e construido em termos esteticos e no uso de meios torna o filme um espectaculo visual tão intenso como interessante, demonstrando que em generos como a ficção cientifica a experiencia e o ponto mais interessante de um realizador.
Por fim o cast dominado por tres interpretaçoes distintas Rapace parece sempre cair demasiado no overacting num papel demasiado exigente do ponto de vista fisico perde por perder alguma veracidade no caracter emocional, onde parece nem sempre ser a melhor escolha. Theron tem a personagem mais basica e menos interessante do filme, não trazendo qualquer mais valia ao filme nem à actriz, todos os louvores vão para Fassbender, com mais uma intrepretaçaio de primeiro nivel que domina o ecra de primeiro ao ultimo minuto nao sei o que vai ocorrer ate ao final do ano, mas na minha opiniao a primeira interpretaçao com selo de oscar.

O melhor- A intensidade e o valor do filme como competencia de um genero.

O pior - Algumas personagens e segmentos do guião claramente inferiores.

Avaliação - B+

1 comment:

Anonymous said...

Olá, como vai?

Meu nome é Caio e trabalho em nome da Sony em sua campanha de marketing online. Consideramos o seu blog como sendo de conteúdo com alta qualidade e gostarí¬amos de oferecer um post a você, na qualidade de convidado, aprovado pela empresa Sony.

Além de ser um post original e único, ele seria escrito pelas regras de Search Engine Optimisation, o que ajudaria o seu blog a ser melhor compreendido pelas ferramentas de busca, trazendo mais leitores e aumentando o seu page rank. Nesse artigo, incluiríamos um link ao site da Sony.

Creio que seria uma parceria que beneficiaria ambas as partes.

Seria algo de seu interesse? Se sim, por gentileza, entre em contato.

Aguardo o seu retorno.
Atenciosamente,
Caio Blanco
Online Marketing Researcher
Twitter | LinkedIn
Facebook | Google +
t: +44 (0)113 2121211
f: +44 (0)871 9188129
e: caio.blanco@searchlaboratory.com
w: www.searchlaboratory.com