Saturday, June 30, 2012

Madagascar 3

A estrategia em termos de animação da Dreamworks tem sido em alguns aspectos muito semelhante à da Pixar, contudo com uma formula comercial aparantemente mais creativa, com grandes estrelas a darem voz as personagens e com menos guiao conseguindo contudo ja uma serie de sagas com sucesso, como Shrek e Kong Fu Panda. Para este ano surge o tereceiro episodio de Madagascar uma saga mais proxima de um publico infantil nem sempre com uma qualidade tecnica de eleicao mas com muita cor e dinamismo. Este terceiro episodio vai em todos os aspectos naquilo que os seus antecessores ja conseguiram com algum respeito moderado critico, e um bom volume comercial mesmo num ano tao complicado e repleto de blockbusters como este.
O segredo de Madagascar e o impossivel e acima de tudo o facto de conduzir as personagens para culturas e destinos diferentes, pois bem e neste particular que o filme acaba por ter a sua mais valia, na formula com que as personagens defendem determinados pontos, e mesmo a inserção delas em diversas formulas sempre com o claro ponto adaptador e quimica entre elas.
Contudo e pese embora este aspecto estamos perante o filme onde a ligaçao das quatro personagens centrais acaba por ser menor, dando mais relvo a personagem central sendo que as outras apenas parecem comparecer a chamada uma vez que toda a gente ia sentir a sua falta. De resto o minimo para um filme com este volume de vendas, muita cor, banda sonora da moda, e não conseguir mais uma vez nao cair em alguns momentos de um humor demasiado infantil tipico em animaçoes de pequenos estudios, entao a relaçao com a ursa nao tem qualquer ponta de interesse.
Ou seja mais um filme que facilmente vai entrar na colecçao dos mais pequenos mas esta longe das grandes sagas de animaçao mesmo a cargo deste estudio, mas acaba facilmente por ser o seu objecto mais comercial e mais dirigido para os mais pequenos.
A historia nao muda muita, as personagens acabam, por nunca estar bem onde estão e decidem tentar regressar a nova iorque com uma passagem pela Europa, aqui juntam-se a um circo e vem-se perseguidos por uma detective policia de animais com intençoes duvidosas, depois o que ja vimos, animação acção e ao fim uma nova adaptaçao.
O argumento de Madagascar nao e dificil primeiro porque nao ter e nao quer obdecer a qualquer logica, depois porque tem como principal vector a analise do filme do ponto de vista cultural onde as personagens acabam por se inserir, como positivo a pouca saliencia que dá as viagens inter continentais que seria mais do mesmo.
Em termos produtivos madagascar nunca foi um objecto de eleiçao principalmente pelas personagens terem um estilo de algum exagero que e necessario para a satira que o filme quer implementar, mesmo assim com a evolução tecnologica o filme podia ser mais efectivo neste aspecto.
No cast de voz madagascar foi sempre um dos filmes mais vincados neste particular e volta-o a ser com selecçao adequada e de figuras conhecidas para as novas personagens, mais do que isso a simbiose actor persongem vai mais alem disso, sendo a encarnaçao animal de cada um deles.

O melhor - Novamente o cast de vozes.

O pior - Não trazer mesmo nada de novo a saga.

Avaliação - C+

No comments: