Saturday, June 04, 2011

Diary of Wimpy Kid 2 - Rodrick Rulles


Starring: Zachary Gordon, Steve Zahn, Rachael Harris, Devon Bostick, Robert Capron
Directed by: David Bowers

Uma das maiores surpresas do ano passado demorou apenas um ano a ter a sua sequela, com base num dos mais conceituados best sellers da actualidade, o pequeno diario deste pre adolescente, surprendeu os mais desatentos com o sentido de humor apuradissimo do primeiro filme, dai que as pessoas tivessem mais atentas para este segundo volume, que pese embora tenha reunido menos consenso em termos comerciais e criticos, tornou novamente a chamar a atençao para as suas tipicas personagens.
Confesso me admirador natural do primeiro filme, acima de tudo porque consegue ser juvenil, engraçado com ritmo e acima de tudo natural. Este segundo filme embora desde logo se possa assumir como uma boa continuaçao que deixa bem patente a qualidade da historia em questao, perde alguma qualidade relativamente ao primeiro filme, contudo nao de forma nociva.
Mesmo assim e retirando a comparaçao com o primeiro filme, os ingredientes estao todos la com a excepçao da Moretz desaparecida deste novo filme. A primeira diferença e que estamos perante um filme politicamente mais correcto com uma moratoria mais assumida, e isso tira-lhe algum ardor do humor utilizado e que tao bem tinha funcionado no primeiro filme.
Mesmo assim o filme proporciona muitos bons momentos com uma cadencia excepcional de momentos de humor e de ridicularizaçao de algumas situaçoes que nao e frequente observar, para alem da ideia original e bem trabalhada que recupera do primeiro filme.
Outro ponto importante e mesmo a forma com que quase sem paralelo consegue manter quase toda a linha do primeiro filme, sendo esse ponto interessante e forte para o funcionamento do filme, pecando por em alguns momentos ser previsivel o que o primeiro nao era.
O filme continua com a historia de Greg incidindo mais na relaçao que este estabelece com o seu peculiar irmao, bem como na continuaçao de adaptaçao a uma realidade que começa a ser difrente.
O argumento acenta no alicerce bem montado do primeiro filme, e isso e daqueles pontos perigosos uma vez que a expectativa no estilo proprio estava bem presente, e o segredo deste argumento foi que pese embora tenha piorado um pouco o registo humoristico do filme, manteve o estatuto que o filme tinha e isso nao era facil.
A realizaçao a cargo de um novo realizador mais ligado ao cinema de animaçao consegue manter o registo do primeiro filme, com uma toada artistica propria com talvez mais incedencia nos curiosos cartoons que estao patentes no livro.
Em termos de cast tudo ao seu melhor nivel Gordon tem aqui um papel para colocar-se no centro do cinema, bem como o seu curioso irmão. Os secundarios encaixam prefeitamente naquilo que o filme quer deles, com particular incidencia na força que o filme ganha na ligaçao entre o ambiente familiar central. mas e obvio falta Moretz.

O melhor - Manter o nivel do primeiro filme

O pior - Perder ligeiramente a força do humor

Avaliação- B-

No comments: