Friday, April 08, 2011

Source Code


Starring: Jake Gyllenhaal, Michelle Monaghan, Vera Farmiga, Jeffrey Wright, Michael Arden
Directed by: Duncan Jones


Num inicio de ano que tem demonstrado pouca creatividade em termos de novos filmes, eis que surge um e outro filme, normalmente ligado ao cinema de acçao que tem trazido ideias novas e acima de tudo arrojo na forma de escrever. Depois de agentes do destino este codigo fonte, desde logo tornou se num dos filmes mais aclamados criticamente neste inicio de ano, pese embora comercialmente as coisas nao tenham corrido de acordo com o potencial que o filme mostrou em termos criticos, com resultados muito medianos.
Source Code e um daqueles filmes que ao mesmo tempo tem tanto de creativo na forma como o filme e montado a partir de uma boa ideia, mas acima de tudo e daqueles filmes que tem todas as componentes de um filme de eleiçao, logo em termos de acçao e um filme facil com ritmo acelerado, nao necessitando de personagens muito bem construidas. Depois a ideia e acima de tudo a parte final nunca em momento algum parece um atalho pese embora outras soluçoes podessem tambem ser criadas de forma a finalizar o filme.
Source Code e daqueles filmes que as pessoas ainda esperam ver no cinema capaz de as surpreender se ser enigmatico construtivo do ponto de vista cientifico e em determinados momentos uma lufada de ar fresco para um genero que parecia a muito tempo arredado de bons momentos.
O unico senao no filme e a dificuldade em entrar na dinamica e no teor do filme, mas depois de entrar e como uma montanha russa de prazer num misto de bom entertenimento com cinema de eleiçao
O filme fala de um ex soldade que e utilizado para utilizar a mente de uma vitima de um atentado bombista de forma a impedir que ele posteriormente continue, em segmentos de oito minutos o filme segue diversas tentativas de recolher informaçao.
O argumento tem tanto de creativo como valor em termos de acção imediata nao e um filme rico em dialogos nem mesmo em personagem mas resulta perfeitamente no mais basico a ideia e a construçao narrativa.
Duncan Jones ja tinha surpreendido em Moon pela originalidade e boa realizaçao mais uma vez sem ser um prodigo estetico faz um filme muito competente e com bons momentos em termos de realizaçao uma outra componente que deixa este bom filme em boa sintonia.
O cast tem em Gyllenhal o actor que o filme precisa, nao so em termos de carisma que o filme precisa mas acima de tudo em termos de disponibilidade fisica que o torna como uma das figuras mais proeminentes do cinema actual, a presençade Farmiga mas acima de tudo de Monhogan melhoram em grande parte o filme, sem grande exigencia contudo

O melhor - A forma facil de uma ideia narrativa de excelencia

O pior -Ser apenas o segundo bom filme do ano

Avaliação- B+

No comments: