Sunday, September 28, 2008

Babylon A. D


Starring: Vin Diesel, Michelle Yeoh, Melanie Thierry, Lambert Wilson, Gerard Depardieu
Directed by: Mathieu Kassovitz

Os thrillers futuristas sao muito comuns nas apostas mais ricas de hollywood, principalmente nas novas apostas do cinema de ficção, contudo nem sempre garantem grandes resultados de bilheteiras, quanto muito quando a produção e uma partilha entre EUA e Europa, e apesar de uma gama longa de recursos apostados neste forte titulo, o certo e que quer o seu realizador Kassovitz, quer o heroi de acçao Dieses, estiveram longe dos seus melhores resultados, quer de bilheteira onde o filme foi uma desilusão em larga escala quer da critica que reagiu muito negativamente a este filme.
O filme ate encontra uma boa ligaçao com uma forte componente estetica quer do ponto de vista de efeitos especiais mas acima de tudo na boa conjugação que faz com uma realizaçao forte e cheia de efeitos, pena e que para um tema com tantos meios, surja um guião com demasiadas quebras e sem grande qualidade, mesmo num pressuposto complexo que poderia surtir num bom filme de ficção cientifica, contudo a aposta por um estilo redutor, musculado e de poucas palavras limita desde inicio o filme, que o torna numa obra apagada, quase sempre desinteressante.
O desenvolvimento dos aspectos mais dinamicos e relacionais do filme so na parte final surge explorada passando grande parte do filme como uma sequencia de frases feitas ditas por um protagonista quase inanimado, com pouca interactividade, mesmo nas sequencias de acçao parece sempre algo apagado quer a personagem quer o filme, so o espectaculo estetico da chegada a nova york do filme realmente fica na retina de um espectador algo desgostoso com o tempo.
à historia fala-nos de um mercenario contratado em conduzir uma jovem retida num convento para os EUA, so que aqui observa que esta jovem nao e uma pessoa normal e que a sua morte vale tanto como a sua vida numa fuga ate ao objectivo, com muita acçao, e acima de tudo efeitos especiais de primeira linha
O argumento e o calcanhar de aquiles do filme, partindo de uma premissa positiva o filma nao se consegue desenvolver fica demasiado preso a musculatura de Diesel e nao desenvolve como se requesitava nao so a sua personagem mas como todo o filme que roda em torno deste, mesmo os componentes mais culturais dais descuidados tornando-se seguidamente o filme pastoso e pouco interessante
Kassovitz, mais conhecido como actor do que realizador nao e novo nestas andanças e certo que talvez nunca com tantos meios, o certo e que e a agrdavel supresa do filme, pela componente estetica que oferece ao filme numa grandiosa realizaçao que so nao e mais notada pelo facto do filme no global nao ir alem de um mediocre

Vin Diesel como heroi de acçao e limitado, quer em termos de expressoes faciais mas acima de tudo em termos vocais, neste filme estes aspectos vem mais uma vez ao de cima quando o filme dependia em muito da sua presença, a personagem tb nao e desenvolvida qb para o fazer brilhar. Yeoh e a secundaria natural com pouca importancia, num cast onde so a presença quase repentina de Pardieu dá alguma pimenta

O melhor - Nova york futurista

O pior - O pouco desenvolvimento da linhagem narrativa

Avaliação - C-

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