Friday, December 20, 2024

Flow


 Num ano em que as grandes produtoras de animação surpreenderam com o regresso a bons filmes, existe um pequeno filme europeu de animaçao, silencioso que se intrometeu nesta luta. Falo deste pequeno Flow estreado no festival de Cannes com excelentes criticas e que agora disputa os premios de melhor filme de animaçao do ano com autenticos blockbusters. Comercialmente sem um filme curioso os resultados foram competentes pese embora seja um pequeno filme sem dialogo.

Sobre o filme podemos começar por analisar o projeto, a animaçao é diferente sem que o realismo seja um dos pontos maiores do filme, mas acaba por dar ao filme o impacto emocional que ele quer ter, principalmente quando associado a um bom som e acima de tudo uma boa produçao artistica. Fica a sensação que o filme consegue ser mais emotivo do que propriamente uma historia diferenciada.

Eu sinceramente tenho muita dificuldade em elogiar em demasia um filme sem grande historia, que funciona mais na empatia e na sensação do que propriamente num filme que conta algo. Parece favorecer o territorio critico do filme o seu estilo, a sua origem mais do que propriamente o seu resultado.

Assim e mesmo considerando que estamos perante um filme de animação no seu estilo diferente, num filme que premia o silencio ou pelo menos o deixa comunicar, fica a ideia que num ano tao forte de animação este filme e claramente inferior na maior parte dos niveis, contudo existe sempre quem goste de projetos mais pequenos e o filme acaba por o ser.

A historia segue um gato que começa presseguido por uma matilha de cães mas que acaba por iniciar uma jornada com diferentes animais por sitios surpreendentes e com diversos obstaculos a sobrevivencia, mas mais que tudo ao companheirismo.

O argumento e simples, nao tem uma historia para alem da jornada e da forma como os personagens começam a interagir entre si. Nao tem dialogos sendo que a narrativa e o plano acaba por ser a direção que o filme quer ter para si.

A realizaçao a cargo do letão Zibalodis, acaba por ter um caracter estetico muito proprio, nao e propriamente muito diferenciado mas tem o seu estilo. Depois do sucesso do seu primeiro filme acaba aqui por ter o seu sucesso mor e o reconhecimento pode colocar este autor de cinema de animaçao das entrelinhas do cinema global

Uma vez que e um filme sem voz nada podera ser analisado no que diz respeito ao seu cast


O melhor - O som do filme.

O pior - Pode ser demasiado by the line


Avaliação - C+

No comments: