Friday, May 03, 2024

Unfrosted

 Depois de muitos anos longe das luzes da ribalta, e com a chancela da Netflix surgiu o novo projeto de Jerry Seinfield, com o seu estilo humoristico numa especie de parodia a forma como surgiu as Top Tost, um dos snacks pais populares nos EUA, e na luta que isso desencadeou entre as companhias dos cereais. Um dos projetos mais aguardados da netlix pelo reaparcimento da figura iconica do humor norte americano acabou por cair rapidamente com uma pessima receção quer critica quer do publico. Comercialmente Senfield vai sempre render alguns adeptos mas este cast interminavel podera ficar aquem do esperado.

Sobre o filme podemos começar por dizer que é acima de tudo um absurdo, totalmente satirizado, com um espirito sit com, exagerado, e que na maior parte das vezes nao tem qualquer graça. O problema começa e acaba essencialmente num Senfield desatualizado que conseguiu chamar ao filme alguns dos atores humoristicos do momento mas pouco mais, ja que a sua escrita e realização nunca conseguem o objetivo minimo que era ter graça.

Podem alguns Easter Eggs para quem é atento ao mundo dos cereais ter alguma curiosidade, mas desde logo nem toda a gente tem este tipo de conhecimento, nem o tema e tão importante para ser uma longa metragem da Netflix. Poderia se enquadrar num tipo de registo que tem sido muito comum, concretamente os filmes sobre sucessos empresariais, mas o filme nunca consegue ter qualquer objetivo de contar qualquer dado real.

Por tudo isto este renascer de Seinfield e marcado essencialmente pelo disparate, a forma como tenta a cada minuto a piada sem sentido, que consegue mais a titulo de curiosidade do que pela graça em si, como o segmento Mad Men. Fica a ideia que uma reunião de amigos deste tipo, com tanta gente consagrada e de primeira linha merecia essencialmente um projeto bem maior.

A historia e uma satira ficcional sobre a forma como foi inventado um dos snacks mais conhecidos do mundo e que mudou a forma como os americanos viam o pequeno almoço, numa guerra coorporativa entre duas multinacionais bem conhecidas.~

O argumento e onde residem os maiores dos problemas do filme, tenta ser engraçado de minuto a minuto, sem nunca realmente o conseguir. O filme e esforçado, mas nem a historia consegue ter qualquer tipo de realidade nem o absurdo da historia com os seus easter eggs alimentam o que e feito.

No que diz respeito a realizaçao o projeto e pessoal de Seinfeld e o mesmo acaba por ser o realizador do filme numa tarefa pouco dele. Fica a sensaçao do tipico filme de segunda linha de Sandler, e isso nao e propriamente um elogio.

No cast Seinfeld nunca foi propriamente um ator de primeira linha e aqui demonstra que sem treino ainda ficou pior. A sua personagem nunca funciona no humor fisico ou de qualquer outra forma sendo o corpo mais estranho de todo o filme. Depois um recheio de cameos de atores para todos os gostos que mereciam um melhor contexto.

O melhor - O segmento Mad Men

O pior  - O esforço para tão pouca graça


Avaliação - D+



No comments: