Saturday, April 15, 2023

Shazam! Fury of Gods

 Depois do sucesso surpreendente que se tornou o primeiro filme, num misto de super heroi juvenil e comedia familiar seria obvio que a DC sedenta de sucessos lançasse a sua sequela, tentanto criar um DCU que combata com a MCU, contudo este segundo filme tornou-se num autentico tiro pela culatara a todos os niveis. Os problemas começaram a nivel critico, onde avaliações sofriveis ficaram longe do sucesso do primeiro filme. Comercialmente foi um flop comercial total tendo em conta o investimento acabando por bater o record na passagem para aluguer.

Eu gostei do primeiro Shazam pois achei que era dos filmes de super herois, um filme de procedimento simples, com humor e originalidade e que acima de tudo não se levava muito a serio. Pois bem o problema deste filme e que torna tudo mais complicado, desde vilões que são deuses todos poderosos, porque a surpresa do primeiro filme já nao existe e acima de tudo porque as personagens cresceram e a inocencia dos primeiros filmes desapareceu por completo.

O que faz isto, que o filme não tenha um terço da graça do primeiro filme, o que acabava por ser dos elementos mais trabalhados. Nota-se mais investimento nas sequencias de ação mas nem a presença de Mirren como alegada vila tornou a personagem e o contraponto minimamente impactante aos herois, e principalmente o filme tem dificuldade em dividir o protagonismos.

Por tudo isto Shazam e um ato falhado quando comparado com o primeiro filme, daqueles projetos tao irrelevantes que acabara por fazer esquecer alguns dos parametros positivos do primeiro filme, numa DC em cada vez mais dificuldades com muita incapacidade de dar novas personagens e novos sucessos.

A historia segue Shazam e o seu leque de amigos super herois os quais são visitados por uma irmãs que querem recuperar o poder perdido, numa luta que podera colocar em causa a sobrevivencia da humanidade como a conhecemos.

Os problemas surgem desde logo no facto do filme tentar ser engraçado como o primeiro filme, mas as ideias fazerem mais sentido na idade dos personagens no primeiro filme do que neste. A intriga e algo simplificada sem carisma no lado dos vilões e torna-se mais um blockbuster de segunda linha com pouco ou nenhum sumo.

O trabalho de Sandberg no primeiro filme esteve mais proximo do sucesso pelo lado familiar do que propriamente pelo facto de ser uma obra de cineasta que nunca foi. O filme e uma tarefa de grande estudio sem grande assinatura, e neste filme perde o lado familiar.

No cast Levy tornou-se interessante na sua construçao comica no primeiro filme, aqui esta mais irritante, o que e o problema de atores com menos atributos. Ao seu lado Mirren e Liu sao desaproveitadas e os jovens sao claramente menos comerciais com o avançar da idade.


O melhor - As piadas adolescentes que sao poucas.

O pior - APaga muito do carisma do primeiro filme


Avaliação - C-



No comments: