Saturday, May 26, 2012

MIB - Men in Black III

Pois bem mais de uma decada depois do sucesso que foi os dois primeiros filmes de Men in Black a equipa juntou.se para fazer um terceiro filme, com o espaço para amadurecer a ideia e acima de tudo para arriscar na mesma, com a introduçao de novos segmentos e claro do omnipresente 3d. O resultado ainda nao e perceptivel, se em termos criticos as coisas correram medianamente entre o sucesso do primeiro filme e o floop completo do segundo em termos comerciais so no final desta semana podemos ter uma previsao do que vale este produto.
Men in Black 3 e uma mistura dos dois primeiros filmes, por um lado adopta uma postura mais simplista e linear no guião mais proximo do primeiro filme, mas por outro lado em termos humoristicos uma vertente muito importante do filme, nunca consegue ser um filme com natural piada, acabando por funcionar bem melhor como filme de acçao do que propriamente como uma historia com piadas funcionais.
Pese embora tudo isto e um filme que com o seu decurso vai ganhando intensidade e acima de tudo vai funcionando melhor, nao so porque o argumento aos poucos parece ir encontrando novamente as personagens que se sentem algo desconfortaveis no inicio, mas que no fim ja funcionam na maquina hollywoodesca no seu terceiro episodio. Pese embora tudo isto parece claro que o filme não nos parece fortemente para colocar a febre instaurada pelo lançamento do primeiro filme, mas podera funcionar como uma bela homenagem ao que ja foi feito, sem medo de arriscar na introduçao de aspectos interessantes e originais, como a viagem no tempo que acaba por ser bem feita e orientada, sendo o grande problema do filme a forma com que o humor custa a resultar talvez por estar algo desorientado temporalmente.
Ou seja um filme com maior produçao dos seus antecessores, mais espetacular em efeitos com um uso natural mas quase desnecessario do 3d mas que perde pela falta por vezes de graça natural, pese embora a acção e a intensidade narrativa va conseguindo ganhar folego ao longo de todo o filme.
A historia tras-nos novamente a equipa mais conhecida de MIB ou seja os agentes J e K, contudo apos o regresso de um detido perigoso o segundo acaba por morrer, e para impedir que isto aconteça J tera que recuar no tempo e formar equipa com K mais novo de forma a salvar nao so a vida deste mas tambem a terra onde vivemos.
Em termos de argumento se no planeamento narrativo e um filme que vai do menos ao mais, com um final interessante e bem montado, o filme perde muito tempo em definir uma narrativa simples que neste tipo de filme acaba por ser uma mais valia. nao e um filme de grandes personagens, mas o pior mesmo acaba por ser a incapacidade de fazer funcionar o filme em termos humoristicos.
A realizaçao de Sonnenfeld e a propria deste tipo de filmes com mais meios e utilizando-os bem o realizador tem nesta saga a sua imagem de marca com a sonorização de Elfman a dar um ambiente gotico infantil que o filme quer para si, pode nao ser um primor de realizaçao mas e um filme com estilo proprio.
Em termos de cast falar de Will Smith e Lee Jones na mesma frase e falar de MIB foi dos papeis mais marcantes de cada um e neste filme pese embora a idade avançada notoria de ambos o certo e que o filme sao eles naquele, fato para K mais novo uma escolha que me parece mais acertada fisicamente como Brolin do que propriamente em termos de interpretação onde nunca transmite o rigor de Lee Jones, mesmo assim uma escolha obvia.

O melhor - A revelação final

O pior - A falta de graça do filme em termos de humor..

Avaliação - C+

No comments: