Sunday, August 29, 2010

The Expendables




Se existe filme que era aguardado por todo o miticismo que lhe vinha associado era este. De volta a realizaçao Stallone reunia alguns dos actores mais consagrados das ultimas duas decadas do cinema puro de acção, quer em papeis de relevo quer mesmo em apariçoes fugazes. Houve quem falasse numa homenagem pura ao cinema sincero de acçao que ja teve na moda e ultimamente parece desaparecer. E se comercialmente as coisas correram bastante bem a Stallone ja que o filme liderou por mais de uma semana o box office americano, em termos criticos as coisas correram de uma forma mais modesta, apesar de alguns defenderem a tradicao que o filme tras consigo.

A grande vantagem do filme e que quado olhamos para o elenco que dele faz parte, sabes completamente o tipo de filme que vamos ver. E nisso Stallone e puro, nao tentando nunca que o seu filme saia do simples do obvio, como se de uma homenagem ao mais tradicional se tratasse. E neste particular temos de dar valor a uma obra que reune em 90 minutos uma serie de actores tipicos em filmes muito semelhantes.

Em termos de filme todas as debilidades e mais algumas do genero estao presentes. Desde logo o teor demasiado negro do contexto onde as personagens se movimentam a falta de conteudo ou qualquer tipo de razao das historias paralelas das personagens, o fraudulento envolvimento amoroso que nunca chega a ser. A forma como as personagens mudam de lado, enfim todos aqueles tipicos erros de argumento tipicos em filmes cuja a historia e posta em segundo plano.

O primeiro plano do filme e como nao podia deixar de ser a acçao pura e aqui nao podemos nos queixar nem com as sequencias de violencia gratuita, nem com as mortes ou muito menos com a carga de tiros completamente libertada.

O filme fala de um grupo de mercenarios que e contractado pelo particular individuo que os leva a aniquilar um grupo terrorista sediado num pais da america do sul, mas comandado por um magnata americano.

O argumento ou a falta dele se por um lado joga a favor na tradicao e no miticismo que quer dar ao filme, em tudo o resto e em cinema particularmente falando fica muito aquem daquilo que poderia ser..

A realizaçao de Stallone demonstra bem a facilidade com que ele consegue estar nos filmes de acçao puro, fica sempre a sensaçao que ele poderia se ter tornado bem melhor realizador do que actor se nao insistisse em demasia na segunda vertente.

O cast, recheado de herois de acçao mais conhecidos pela sua forma fisica e disponibilidade para sequencias nao e muito posto a prova noutros aspectos porque o filme nao e mais do que isto, e nisto eles sao reis.


O melhor - A reuniao de action mans


O pior - O filme ser basico como todos os outros.


Avaliação - C

No comments: